Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ALERTA

Caçador confirma os primeiros casos de dengue com transmissão local

17/04/2024 às 17:21

Imprimir

A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Saúde, confirmou, na tarde desta quarta-feira, 17 de abril, os primeiros casos de dengue com transmissão no próprio município. Trata-se de cinco casos autóctones, ou seja, pessoas que contraíram a dengue em Caçador e não em viagem.

          

"Com isso, além da ocorrência do mosquito Aedes Aegypti, temos mosquitos infectados com a doença na cidade. Precisamos da colaboração de toda a população e que redobre os cuidados, não subestimando essa doença”, afirma o médico Infectologista, dr. Bruno Vitiriti. 

Além dos 5 casos confirmados, Caçador registra: 13 casos positivos de fora; 12 negativos e 18 aguardando resultado do exame. 

“Somente neste ano, já são 235 focos encontrados no município. Esse aumento nos números nos preocupa muito. O mosquito é o vetor do processo, sem ele não há transmissão da dengue. Por isso é tão importante o combate ao Aedes aegypti, principalmente por meio da eliminação dos criadouros, mas para que isso seja efetivado, precisamos que a população nos ajude a combater essa causa”, complementa Bruno. 

A dengue é uma doença infecciosa febril, com isso, o principal sintoma de alerta é febre alta. Porém, junto a esse sintoma, a dengue causa cefaleia, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

A Prefeitura segue com ações de combate, como por exemplo através do Destino Certo, recolhendo entulhos, porém é necessário que a população também faça a sua parte. “É necessário que todos façam uma vistoria em suas casas, não esperando apenas pelo poder público, para que possamos nos proteger dessa doença”, finaliza Bruno. 
  
Apoio da comunidade

A população precisa ajudar no controle dos focos do mosquito. Recipientes que podem conter água precisam ser vistoriados e eliminados corretamente, como exemplo os vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas e cascas de ovos nos quintais. Importante também a vedação das caixas d ' água e manter calhas limpas.
Denúncias de locais com possíveis criadouros devem ser feitas através do telefone 3666-2400.

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR