Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O objetivo da entidade é auxiliar os produtores na implementação de ações voltadas ao aumento da produtividade
O meio oeste catarinense tem se destacado no cenário estadual pela sua atuação significativa na ovinocultura tanto na criação quanto no processamento de carne ovina no Estado. Até o dia 11 de julho deste ano, segundo dados da CIDASC, foram enviados para abate um total de 9.625 animais de produtores catarinense, sendo que 5.580 (57,97%) eram provenientes do meio oeste. Na questão do processamento, 4.221 animais (43,85%) foram processados em frigoríficos da região, evidenciando a importância do meio oeste para o desenvolvimento da ovinocultura e a importância do setor para a economia regional.
De acordo com dados do IBGE de 2022, o rebanho de ovinos em Santa Catarina era composto por 348.128 cabeças. O meio oeste representava 19,12% deste total, posicionando-se em terceiro lugar em número, atrás das regiões do oeste e serra, que possuem mais municípios. No entanto, a participação do meio oeste nos abates formais ultrapassou os 50%, destacando o seu papel na ovinocultura do Estado.
No sentido de solidificação das atividades da ovinocaprinocultura a regional do Sebrae meio oeste tem desempenhado um papel fundamental. O objetivo da entidade, de acordo com o gerente regional do Sebrae/SC meio oeste, Aloisio Salomon, é auxiliar os produtores na implementação de ações voltadas ao aumento da produtividade, ao fortalecimento das cadeias produtivas e à sustentabilidade do setor.
“A ovinocaprinocultura em Santa Catarina, especialmente na região do meio oeste, enfrenta desafios que limitam seu crescimento e desenvolvimento sustentável. Alguns desses fatores estão relacionados a baixa produtividade, a carência de acesso a tecnologias modernas, dificuldades na gestão das propriedades rurais e a entrada de animais de outros estados para abate. Esses fatores são alguns dos obstáculos que impedem o setor de alcançar todo o seu potencial. Nesse sentido, o Sebrae tem desde 2017 atuado para auxiliar os produtores.
Com a oferta de consultorias tecnológicas e de gestão, o Sebrae visa ampliar a capacidade produtiva dos criadores da região. O foco está no aumento do número de matrizes, no melhoramento genético, na eficiência produtiva e na sanidade dos rebanhos. Além disso, busca-se atender às demandas específicas do mercado de carne de cordeiros e cabritos, incluindo as exigências dos frigoríficos regionais, garantindo, assim, a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia produtiva.
Ovinocultura ganha força em Iomerê com apoio do Sebrae
Em Iomerê, localizado no meio oeste catarinense, a criação de ovinos tem se destacado, especialmente na oferta de carne de alta qualidade. Entre as raças criadas estão Santa Inês, Texel, Île-de-France, Hampshire, Dorper, Poll Dorset e Suffolk, todas reconhecidas pela excelência na produção de carne.
O Secretário da Cooperativa de Criadores de Ovinos e Caprinos do Meio Oeste Catarinense (Coovicap), Douglas Francisco Zardo, ressalta a importância da assistência técnica para o desenvolvimento da ovinocultura local. "Nós entendemos que, antes de tudo, somos produtores de alimentos. E, sem dúvida, uma das nossas maiores deficiências era a falta de assistência técnica adequada. O Sebrae nos auxiliou nesse sentido", afirmou Zardo.
Com o apoio do Sebrae, a Coovicap conseguiu reunir produtores, identificar suas necessidades e trazer especialistas para introduzir novas técnicas e conhecimentos no setor. "Hoje, ao falarmos, por exemplo, em rebanho genético, o município de Iomerê não perde para estado algum do Brasil. O Sebrae, ao trazer pessoas com conhecimento especializado, fez com que os produtores crescessem, evoluíssem e entendessem onde querem chegar com a ovinocultura", destacou Douglas Francisco Zardo.
Esse trabalho conjunto entre a Coovicap e o Sebrae tem fortalecido a ovinocultura em Iomerê, posicionando o município como uma referência no setor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva na região.
Motorista passa mal, bate em dois carros e capota veículo
10/12/2024 - 17:19Alunos do CAIC recebem presentes da campanha Natal Solidário
10/12/2024 - 15:34Assinada ordem de serviço para retomada das obras do Mercado Público
09/12/2024 - 17:41Veículo capota próximo a Alfa Transportes
09/12/2024 - 16:42Contribuintes recebem mensagem sobre suposta irregularidade com alvará