Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SCGÁS

Caçador sedia debate sobre interiorização do gás natural

Evento promovido pela ACIC e FIESC fortaleceu avanços para a difusão da energia limpa

12/11/2025 às 09:20

Imprimir

No dia 10 de novembro, Caçador sediou o encontro “Interiorização da Distribuição do Gás Natural”, promovido pela SCGÁS – Companhia de Gás de Santa Catarina, com apoio da FIESC, FACISC, ACIC e da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICOS). O evento aconteceu no espaço Daniela Tombini e reuniu empresários, lideranças e autoridades para apresentar estratégias e benefícios da expansão da rede de gás natural para o interior do Estado.

          
O presidente da ACIC, José Carlos Tombini, agradeceu a presença da SCGÁS em Caçador e destacou que a iniciativa busca fomentar a competitividade industrial, reduzir custos energéticos e impulsionar o desenvolvimento sustentável na região.

O vice-presidente regional da FIESC, Leonir Tesser, reforçou que a federação apoia a interiorização do gás em Santa Catarina, em parceria com a SCGÁS, com o objetivo de expandir a distribuição e o uso do gás natural para indústrias, residências e comércios. Segundo ele, trata-se de uma estratégia para o desenvolvimento econômico do estado, com potencial para contribuir com a transição energética.

           

O presidente da SCGÁS, Otmar Müller, realizou a apresentação inicial, seguida por Antônio Rogério Machado, engenheiro da Gerência Comercial Industrial e Veicular da companhia. Otmar explicou que esse primeiro encontro teve como objetivo despertar o interesse pelo gás natural em Caçador e avaliar a possibilidade de traçar uma rede para atender a indústria local, analisando cada setor caso a caso.

Atualmente, a SCGÁS é a segunda maior distribuidora do país em número de cidades atendidas e a terceira em extensão de rede, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo. Durante o evento, foram apresentados cenários de crescimento do uso do Gás Natural Veicular (GNV), principalmente em veículos pesados, com destaque para redução média de 20% nos custos de combustível e até 95% na emissão de CO₂ em comparação ao diesel.

A interiorização do gás natural é considerada um marco para fortalecer a infraestrutura energética e atrair novos investimentos para Santa Catarina. Outro ponto abordado foi o biometano, produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, apresentado como alternativa estratégica para descarbonização de frotas pesadas e processos industriais, além de poder ser injetado na rede de distribuição.

Também foi destacada a Resolução nº 350/2025 da ARESC, que estabelece condições para a distribuição do biometano na rede canalizada em Santa Catarina. A norma possibilita a interligação direta entre produtores e consumidores livres, criando um ambiente favorável para expansão dessa fonte renovável no estado.

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR