Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou, por decisão unânime, a absolvição do ex-prefeito de Macieira, Emerson Zanella, conhecido como Maninho.

O julgamento ocorreu no dia 19 de março, em Porto Alegre. O caso envolvia uma condenação anterior por suposto desvio de recursos públicos. No entanto, ao analisar o pedido de revisão, os desembargadores entenderam que não houve comprovação de que o ex-prefeito tenha agido com intenção de cometer irregularidades.
De forma simples, a Justiça concluiu que, mesmo existindo questionamentos sobre atos administrativos, não ficou provado que Emerson Zanella teve vontade consciente de desviar recursos, o que é necessário para que haja crime nesse tipo de situação.
Outro ponto importante considerado no julgamento foi uma decisão já existente na área cível, ligada a um processo de improbidade administrativa. Nessa outra ação, a Justiça também havia reconhecido a ausência de dolo, ou seja, de intenção de causar prejuízo. Esse entendimento ajudou a reforçar a decisão na esfera criminal.
Com base nisso, o tribunal decidiu anular a condenação anterior e absolver o ex-prefeito, por entender que a conduta não configura crime. A decisão também levou em conta os impactos que a condenação vinha causando, como a perda do cargo público e a suspensão dos direitos políticos. Com a absolvição, Emerson Zanella tem agora todos esses direitos restabelecidos.
O julgamento foi unânime entre os magistrados da corte, consolidando o entendimento de que não houve irregularidade com intenção de lesar os cofres públicos.
Cobalchini reforça defesa dos municípios e defende novo pacto federativo
31/08/2026 - 16:28Napoli/Uniarp disputa os Jogos Universitários Brasileiros
29/08/2026 - 10:02Família em situação de vulnerabilidade têm reformada e adaptada
28/08/2026 - 10:26Videirense conquista etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
28/08/2026 - 10:10Câmara de Caçador sedia evento voltado ao fortalecimento da juventude