Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Quem já parou para pensar nas barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente? Uma tarefa considerada simples, pode exigir mais esforço e mais tempo para quem convive com deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla.

Para iluminar esse cenário, a Prefeitura de Caçador organizou uma caminhada nesta quarta-feira (12/8), em alusão ao Mês Municipal de Valorização e Defesa da Pessoa com Deficiência. Agosto, escolhido pela lei nº 3.975 de 2026, se tornou o mês de mobilizações focadas na Pessoa com Deficiência.
De acordo com a presidente do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência e assistente social do município, Liane Capelin, é um importante evento para conscientização e inclusão.

“É uma questão de visibilidade para essa causa. A caminhada inclui mais pessoas na discussão e lembra que os direitos das pessoas com deficiência devem ser respeitados”, afirma.
A caminhada, que iniciou na Praça Nossa Senhora Aparecida e percorreu a Avenida Barão do Rio Branco, reuniu alunos das escolas de municipais de educação básica Henrique Júlio Berger e Irmão Venâncio, instituições de ensino privado e caráter filantrópico como a Associação de Pais e Amigos (AMA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS).
Para a paratleta da modalidade bocha, Samantha Pereira, de 37 anos, que realizou o percurso completo com sua equipe, foi um momento de mostrar que o apoio da sociedade é necessário.
“Acessibilidade ainda é muito difícil de encontrar. Ver essas pessoas reunidas é um grande incentivo para nós continuarmos praticando, fazendo amigos e não ficar só em casa”, relata.
A atleta irá competir nos 19º Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc 2026), que iniciam na próxima semana, em Chapecó. Ainda estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Esporte e Lazer.
A lei nº 3.975/2026 busca fortalecer a inclusão no município. Realizar palestras, debates e capacitações sobre acessibilidade, estimular eventos culturais e esportivos com o protagonismo da pessoa com deficiência, assim como integrar escolas, serviços de saúde e a comunidade em ações conjuntas são algumas das prioridades.
Espetáculo sobre rodas
O percurso encerrou na quadra de basquetebol do Parque Central, onde os atletas de paradesporto da modalidade realizaram um treino aberto para os espectadores. Troca de passes, condução de bola e lances à cesta, tudo sobre cadeiras de rodas, foram algumas das demonstrações.
Para o membro da equipe e bacharel em Direito, Maximino da Silva, de 62 anos, a caminhada é uma ferramenta para mudar perspectivas. Para ele, as pessoas que não convivem com deficiências diariamente não enxergam certas dificuldades que são rotineiras para PCDs. Max, hoje paraplégico, adquiriu a sua deficiência na vida adulta, em 1994, assim como a maioria dos seus colegas de time.
“Uma pessoa com perna quebrada, um idoso, um cadeirante, por exemplo. Acessibilidade é para todos. A inclusão é uma coisa que qualquer um na rua pode fazer”, destaca.
Caminhada marca mês de Valorização e Defesa da Pessoa com Deficiência
12/08/2026 - 16:39Inscrições abertas para o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro
12/08/2026 - 16:19Tudo pronto para Napoli x Brusque nesta quarta-feira em Caçador
10/08/2026 - 10:06Sebrae reúne empreendedores em oficina sobre Técnicas de Negociação
10/08/2026 - 09:53