Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

TRABALHO

Secretário Regional recebe levantamento de ações do Instituto Geral de Perícias

19/02/2012 às 00:28

Imprimir

O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Beto Comazzetto, recebeu nesta sexta-feira (17), o perito criminal Luiz Carlos Reichert, que apresentou os dados de atuação do Instituto Geral de Perícias (IGP) em Caçador no ano de 2011. O IGP atende há 3 anos no município, sendo um órgão autônomo da administração direta do Estado, subordinado à Secretaria de Segurança Pública, responsável pela realização das perícias criminais para a instrução processual penal e pela identificação civil e criminal.
O Instituto fica anexo a Secretaria Regional de Caçador, bairro DER, e abrange sete municípios, Caçador, Lebon Régis, Santa Cecília, Rio das Antas, Calmon, Timbó Grande e Macieira, formando o Núcleo Regional de Perícias (NRP) com uma população aproximada em 120 mil habitantes.
Reichert relatou a Comazzetto, que em 2011 foram emitidos 391 Laudos Periciais e atendidas 526 ocorrências (atendimento de local mais as perícias realizadas no Núcleo). No mesmo período o NRP recebeu 538 ofícios solicitando Laudo Pericial. O Instituto Médico Legal (IML) teve 1.350 exames de corpo de delito em vivos e 105 exames cadavéricos. O Instituto de Identificação (II) emitiu 6.193 carteiras de identidade e, somente em janeiro de 2012, já foram mais 600.
“As perícias são realizadas atendendo solicitação da Autoridade Policial, Ministério Público ou ainda do Poder Judiciário. Nunca de ofício ou em atendimento à solicitação de particulares. Aproveitamos para salientar à população, sobre a importância de preservação das cenas de crime. Só com um isolamento adequado do local é que a perícia terá condições de realizar um trabalho eficaz. Agradecemos à Secretaria Regional, na pessoa do secretário Beto Comazzetto e da diretora financeira Marinês Bigarella Ribeiro, pelo apoio recebido ao longo dos anos”, declara Reichert.
Para o secretário Beto Comazzetto, a criação do Instituto para a região foi de extrema importância. “Assim como a Secretaria Regional atende os municípios em seu pleitos rumo ao desenvolvimento, o IGP atende os anseios em todos os serviços citados, também com uma boa cobertura na região, não precisando que nossos munícipes se desloquem até a capital ou que laudos demorem para serem concluídos. Temos um belo serviço a disposição e parabenizo todos os funcionários pelo empenho em suas atribuições”, destaca.
Confira os setores compreendidos no IGP de Caçador
Instituto de Criminalística (IC) – Conta com um perito criminal que realiza as perícias de levantamento de local de crime (homicídios, incêndios, arrombamentos, etc). Local de morte violenta (suicídios, acidentes de tráfego, acidentes de trabalho, etc). Ainda, constatação preliminar de drogas, identificação de veículos, balística, documentoscopia, grafoscopia, ambiental, merceologia, fonética, reprodução simulada, papiloscopia, entre outras perícias de cunho criminal.
Instituto Médico Legal (IML) – Atua com dois médicos legistas, um auxiliar médico legal e uma funcionária cedida pela Prefeitura, realizando perícias de exames cadavéricos e exames em vivos para constatação e classificação de lesões corporais, conjunção carnal, entre outros.
Instituto de Identificação (II) – Atua com três funcionários cedidos pela SDR/Caçador, realiza emissão de carteiras de identidade.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR