Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SUCESSO

Pronatec começa em Caçador com participação de 200 alunos

Parceria entre Governo do Estado, Senai e Senac oportuniza cursos técnicos gratuitos

06/03/2012 às 03:43

Imprimir

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) teve início em Caçador nesta segunda-feira (5), com a abertura de cursos gratuitos para alunos dos 2º e 3º anos da rede pública de ensino. O Programa foi instituído pelo Governo Federal e teve convênio firmado com o Governo do Estado de Santa Catarina com objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (Fic) e de cursos técnicos de nível médio, oportunizando formação e emprego aos jovens.

Na região a administração fica por conta da Gerência de Educação da Secretaria Regional de Caçador, em parceria com as duas instituições que participam do programa. No Senai iniciaram duas turmas, sendo 30 alunos de Técnico em Eletromecânica e mais 30 de Técnico em Celulose e Papel. No Senac são duas turmas de Técnico em Administração, e duas de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Cada turma possui 35 estudantes, totalizando 140, que unidos aos 60 do Senai formam 200 participantes no Pronatec na regional de Caçador, um dos maiores índices do Estado.

Na abertura das turmas, a gerente de Educação, Ruth Goulart, acompanhada em cada instituição pelos seus diretores, Volnei Magedans (Senai) e Fabiano Archer (Senac), ressaltou que estas primeiras turmas serão os cartões de visita para a continuidade desta parceria ao longo dos anos, que oportuniza com recursos do Governo do Estado, uma projeção ao mercado de trabalho daqui há dois anos, com um curso técnico feito de forma gratuita e em instituições reconhecidas nacionalmente.

“Parabenizo todos os jovens, que saíram de suas casas no período em que não estão nas escolas, para abraçar esta oportunidade. Isso fará toda a diferença na carreira profissional de vocês, que ao concluírem o ensino médio na grande maioria, já estarão também com um diploma técnico para apresentar em centenas de empresas”, destacou Ruth.

Ambos os diretores Volnei e Fabiano, declararam a satisfação em oferecer esta formação técnica para jovens que poderão fazer a diferença na região. “Quase a totalidade destes estudantes serão absorvidos pelas empresas da própria região e de Santa Catarina, pois as indústrias crescem e necessitam de reformulação, quando então irão buscar jovens profissionais que já possuam um diferencial, sendo justamente estes cursos técnicos”, explicaram.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, Beto Comazzetto, quanto mais ensino profissionalizante for ofertado, melhor será o futuro dos jovens catarinenses e pelo Brasil afora. “O governador Raimundo Colombo mais uma vez dá demonstração do interesse em cuidar do futuro dos nossos estudantes e especificamente aqui na nossa região temos instituições parceiras neste programa, que são do mais alto gabarito. O Pronatec tem tudo para dar certo e ser mais uma ferramenta importante para o desenvolvimento da educação profissional. Parabenizo os alunos pela força de vontade, aos familiares que apoiaram e ao Senai e Senac por esta parceria com o Governo do Estado”.

100% sem custos

O Pronatec é desenvolvido em todo o estado de Santa Catarina através de parcerias firmadas pelo Governo, oportunizando total isenção para os alunos, que além de não terem custos de mensalidade no curso, recebem ainda o material didático, alimentação e vale transporte durante os dois anos de duração.

 


 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR