Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CONVÊNIO

Aceias assume Casa de Semiliberdade

Transferência de responsabilidade foi formalizada na manhã dessa segunda-feira (12), na presença do prefeito Imar Rocha, promotoria e representantes da unidade

12/03/2012 às 23:03

Imprimir

A Casa de Semi Liberdade, antes responsabilidade do Município de Caçador voltou a ser do Estado de Santa Catarina. A obrigatoriedade do atendimento foi repassada através de convênio com a Associação Caçadorense Educação Infantil e Assistência (Aceias). A transferência oficial ocorreu na manhã dessa segunda-feira (12), na presença do prefeito de Caçador Imar Rocha.

Destinada ao atendimento de menores infratores a Casa era mantida pela Administração Municipal até início do ano. Assim que chegou à prefeitura, em 2011, o prefeito Imar Rocha observou que o Município investia cerca de R$ 35 mil mês em uma unidade de obrigação do estado.
“Conversamos com a deputada Ada de Lucca, e nos comprometemos a prosseguir com o repasse até final do ano, desde que a partir de agosto, a secretaria repassasse o valor. Mas infelizmente isso não foi possível e assumimos até final de fevereiro. Agora a Aceias realizou um convênio com a secretaria”, detalha o chefe do Executivo Municipal.
Atualmente a Casa de Semiliberdade conta com uma equipe de 11 profissionais: assistente social, psicóloga, educadores sociais e servente. Também se fizeram presentes na ocasião, o promotor Glauco Riffel; a assistente social Mariane Boscari; Vanessa Martinasso, psicóloga e Maria de Lourdes Ceratti, diretora da Casa de Semiliberdade.

Programa visa inserção ao mercado

Durante o repasse oficial da Casa de Semi Liberdade, o prefeito Imar Rocha conheceu a estrutura do local e colocou-se à disposição para auxiliar no processo de ressocialização dos ocupantes da Casa. Ele sugeriu a criação de uma ferramenta para facilitar a inserção desses jovens no mercado de trabalho.
“Vamos estudar a criação de um programa especial para darmos uma oportunidade a esses adolescentes que poderão trabalhar e completar seus estudos. Pois, acredito que somente através do estudo e do trabalho que a recuperação do adolescente pode ocorrer”, justifica.

Ressocialização facilitada no Município

A Casa de Semi Liberdade prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), destinada à ressocialização de menores infratores é indispensável em especial aos que precisam de um acompanhamento mais próximo.
De acordo com o promotor Glauco Riffel, através da Casa de Semiliberdade a recuperação é estimulada junto à importância dos estudos e inserção no mercado de trabalho. “Aqui eles recebem toda a assistência psicológica, pedagógica; e a equipe da Casa acaba por oferecer muitas vezes o que o jovem não recebeu em sua família, infelizmente”, destaca.

Estrutura estimula recuperação

De acordo com Mariane Boscari, assistente social da Casa de Semiliberdade, atualmente os jovens da unidade recebem todo apoio para retornarem ao convívio social. “Através do ambiente em que estão convivendo a gente procura facilitar a formação profissional, fortalecer os vínculos familiares e o retorno à convivência comunitária para que eles voltem a ser cidadãos de bem”, detalha.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR