Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

NA CAPITAL

Vereadores vão á Florianópolis em busca de soluções para saúde

30/03/2012 às 23:38

Imprimir

Após solicitação da presidente da Câmara Municipal de Caçador, Sirley Ceccatto, os vereadores de Caçador foram recebidos nesta semana, em Florianópolis, pelo governador Raimundo Colombo e pelo Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira. As audiências aconteceram na terça e quarta-feira-feira (27 e 28), e serviram para os caçadorenses entregarem a documentação contendo reivindicações que buscam a melhoria na saúde da população de Caçador e dos municípios vizinhos.
No documento apresentado, os vereadores destacam a falta de investimentos na região ao longo dos anos, tanto da esfera Federal quanto Estadual, o que ocasionou enorme desigualdade entre a nossa região e as demais em Santa Catarina, fazendo com que a região do Contestado apresente Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado muito abaixo da média estadual.
Na oportunidade, destacaram números que apontam a realidade de Caçador e dos municípios vizinhos, onde cerca de 90% da população é atendida pelo sistema público de saúde, nas Unidades Básicas Municipais, em nível de atenção básica.
No que diz respeito à urgência, emergência, média e alta complexidade, a referência de atendimento SUS para a Região é realizada no Hospital Maicé, que conta apenas com 147 leitos, sendo 88 leitos SUS e 59 particulares. Para manter este atendimento, os municípios auxiliam o Hospital com repasses, via convênio, para que prossigam os atendimentos com cerca de R$ 633.012,00 anuais, mais o pagamento de procedimentos diversos que ultrapassam a cota de 60% de SUS do Hospital.
“Precisamos de maiores investimentos visto que temos um único Hospital”, afirmaram os vereadores durante as audiências, enaltecendo também que todos os municípios de região têm gastado valores superiores ao que determina a Lei neste setor, que é de 15%.

Hospital Regional ou Centro de Especialidades

Diante dos fatos expostos, os caçadorenses deixaram como sugestão ao governador e ao secretário de Estado, além de uma cópia do documento aos Líderes dos Partidos que compõem a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, a implantação de um hospital regional em Caçador, para atender e suprir de forma adequada a necessidade da população, ou a implantação de um Centro de Especialidades no Município.

Vinda do governador poderá ter novidades

A vinda do governador Raimundo Colombo a Caçador, no início de abril, quando assina a criação do Campus da Udesc, poderá trazer boas notícias nesta área.
Durante a audiência, Raimundo Colombo afirmou ser conhecedor da situação em que o município se encontra, dos problemas enfrentados pelo Hospital Maicé e no atendimento à população, principalmente em algumas especialidades, como a ortopedia.
De igual modo, o secretário Dalmo de Oliveira ressaltou que o Estado pretende manter os investimentos já realizados no município, como o convênio com o Hospital Maicé que, no ano passado, proporcionou o repasse de quase R$ 1 milhão. Ele também se mostrou favorável em realizar uma parceria maior, com a participação do Estado, do Executivo e Legislativo Municipal, além do Hospital e do Corpo Clínico, visando ampliar e melhorar o atendimento.

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR