Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CONTESTADO

Monge João Maria terá monumento em Caçador

Homenagem feita pela Prefeitura de Caçador fará parte dos festejos alusivos aos 100 Anos do Contestado, em parceria com Secretaria de Educação; de Desenvolvimento Econômico e a Fundação Municipal de Cultura

31/03/2012 às 00:14

Imprimir

A figura mítica de João Maria, um santo para alguns, um monge e profeta para outros, será destaque nesse ano em Caçador. O reconhecimento desse personagem, retratado em um monumento, fará parte da comemoração dos 100 Anos do Contestado. O projeto foi discutido nessa semana pelo prefeito Imar Rocha e o artista plástico, Elói Todeschini, autor das estátuas na Praça do Colono, no Sorgato.
Conforme o prefeito Imar Rocha - orgulhoso da origem cabocla - a iniciativa visa perpetuar a história daqueles que colaboraram com o desenvolvimento de Caçador. “Pretendemos contratar um artista que faça um tributo ao monge João Maria, que é uma lenda do Contestado, e reuniu as pessoas em razão de sua cura, e sabedoria popular, reverenciado até hoje pelo nosso caboclo”, justifica.
O monge João Maria, terá sua trajetória apresentada nesse ano, marcada por diversos ensinamentos relacionados à ética, respeito, natureza, e importância do bom relacionamento entre os seres humanos. “Queremos construir um monumento de João Maria naquela fonte (em direção ao Tedesco), frequentada pela população até os dias de hoje, no sentido de preservar a fé da nossa gente”, explica Imar Rocha.
Para comemorar o centenário desse conflito que promoveu o desenvolvimento local e da região será realizado um programa cultural durante todo o ano. A iniciativa é da Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Fundação Municipal de Cultura (FMC).

Atividades alusivas ao período

O lançamento oficial dos 100 Anos do Contestado será dia 13 de abril, às 20h, no salão nobre da Casa da Cultura. As atividades serão iniciadas com o historiador Romário Borelli, que vai apresentar novos aspectos desse combate que marca o desenvolvimento regional.
A arte educadora do Município, Lucinei Paes, também fará parte da programação através do espetáculo “Lendas do Contestado”. Diariamente serão realizadas apresentações - a partir da segunda quinzena de abril - no segundo piso do Museu do Contestado.
O teatro também vai marcar o centenário em Caçador, sendo uma ferramenta de entretenimento e reflexão sobre o conflito. Esse momento histórico será resgatado através de duas peças teatrais: O Contestado e Bicho de Sete Cabeças. As apresentações terão data e local a definir.
A questão histórica do período é abordada nesse ano através de todas as oficinas culturais desenvolvidas. Dança, música e capoeira serão áreas trabalhadas pela Fundação meio a valorização da história de 100 anos do Contestado.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR