Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ESPECIAL

Fundema investe em prática cidadã

Além de desenvolver ações relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, coleta de lixo, limpeza de ruas, embelezamento da cidade, preservação da saúde pública, ação gera redução de gastos da Prefeitura

23/07/2011 às 16:06

Imprimir

Alinhado ao objetivo da Educação Ambiental, a Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) trabalha por uma Cidade Limpa. A prática cidadã visa ainda à redução de impactos causados pelas mudanças climáticas e a preservação do planeta, através de diversas ações.
Dentre as atividades realizadas pela Fundema, constam atividades relacionadas à coleta seletiva do lixo – Recicla Caçador; recuperação, manutenção e reformas de gramados, escolas, unidade hospitalar, Pista Olímpica. Além do investimento em estrutura, a Fundação preocupa-se com a saúde pública, realizando campanhas tal como a aplicação de vacina anticoncepcional em cadelas e gatas.
Ao que se refere à preservação do meio ambiente, a Fundação incentiva a comunidade a contribuir e cuidar da natureza através da Campanha de Coleta de Sementes. Trabalho de renovação de canteiros, limpeza das ruas do Centro e adjacentes com maior movimento, também visam o embelezamento de Caçador. Além da economia proporcionada pelo uso de servidores efetivos e contratados em trabalhos antes realizados de forma terceirizada.

ZOONOSE: Escala de vacinas nos bairros

Através da Fundema será realizada nova etapa da Campanha de Vacinação Anticoncepcional para cadelas e gatas no Município de Caçador. A mobilização é realizada a cada 20 dias em bairros diferentes e programada até o final do ano.
A próxima etapa será realizada entre 27 e 29 de julho, das 14h às 17h, na Escola Morada do Sol; Maria Luiza Barbosa, e na unidade Maria Luiza Granemann (Caic). Conforme Denise Chiarello, a ação tem intuito de reduzir o problema de saúde pública no Município, relacionada à zoonose, que passa dos animais aos humanos.

PROJETO: Campanha de Coleta de Sementes

A Fundema inicia neste sábado (23) nova campanha relacionada à preservação do meio ambiente: Campanha de Coleta de Sementes. De acordo com a presidente da Fundação, Denise Chiarello, a iniciativa visa arrecadar sementes de espécies nativas e ornamentais para reprodução no Horto Florestal.
SERVIÇO: Interessados em contribuir podem entregar as sementes e frutos na sede da Fundema, no bairro Gioppo – antiga oficina da Prefeitura. “Mas é importante que os frutos e as sementes sejam entregues logo após a coleta, para que apresentem maior poder germinativo no momento do plantio”, destaca.

BELEZA: Canteiros da cidade renovados

Devido ao frio intenso dos últimos dias, que queimou as folhagens em canteiros centrais, praças, ruas entre outros, a Fundema iniciou substituição das plantas. Amor perfeito, boca-de-leão, petúnia e alisson foram replantados em algumas localidades.

E-LIXO: Sucesso no Recicla Caçador

A Campanha Recicla Caçador, foi lançada recentemente com intuito de mobilizar e conscientizar a população caçadorense sobre a destinação de lixo eletrônico no Município. Através da ação – parceria entre Senac e Prefeitura Municipal – os resíduos eletrônicos terão um destino adequado. A iniciativa ecológica tem ainda o apoio da Secretaria de Educação e da Câmara Municipal de Caçador.

JONAS RAMOS: Fundação trabalha em reforma de unidade

Além dos trabalhos relacionados ao meio ambiente, a Prefeitura de Caçador tem a equipe da Fundema à disposição à adequação de espaço da unidade hospitalar em consultórios específicos. A exemplo da reforma realizada no Hospital Jonas Ramos, a Fundação também é responsável por reparos em diversos patrimônios públicos.
De acordo com Denise Chiarello, o objetivo é utilizar todo o pessoal do quadro de funcionários para garantir as melhorias – antes terceirizadas – visando ainda redução de gastos da Administração Municipal.
“Hoje a Fundema tem profissionais trabalhando no processo de licenciamento que o Município necessita; tais como supressão de vegetação, medição, inventário, averbação de reserva legal, licenciamento de cascalheiras, abertura de estrada, entre outros”, descreve.

OBRAS: Fundação efetua manutenção

Todas as unidades escolares de Caçador, que necessitam de melhorias em sua estrutura são reformadas pela Fundema. A ação, iniciada no dia 1º de julho está em fase de conclusão, e visa melhorar o espaço das unidades para receber as delegações de atletas para os Jogos Escolares. A Pista Olímpica também está em processo de reforma, entre outros locais destinados à disputa dos joguinhos.

SUPORTE: Gramado de estádio em recuperação

Ainda conforme Denise Chiarello, o gramado do Estádio Municipal de Caçador está sendo recuperado, e encontra-se em fase conclusão. “O espaço estava necessitando de reparos, porque teve muito pisoteio e não recebia a manutenção devida”, justifica.
Dentre as ações realizadas no Estádio, constam o rastelamento para retirada da palha seca, corte da grama, colocação de serragem podre peneirada (imbuía) - rica em nutrientes – e de adubo químico. “Em alguns locais do campo também foi feito recortes para facilitar recuperação destes espaços”, fala Denise, comentando que a serragem tem por objetivo oferecer uma cobertura homogênea e manter a umidade, devolvendo nitrogênio à planta. Trabalhos serão concluídos na próxima semana.

VARRIÇÃO: Redução de 50% de gastos dos cofres públicos

Desde que assumiu os trabalhos destinados à limpeza do Centro de Caçador e ruas adjacentes – com maior movimento -, a Fundema proporcionou mais de 50% de economia ao Município. A varrição, antes realizada de forma terceirizada, hoje é feita por uma equipe composta por 14 servidores contratados ou efetivos da Prefeitura de Caçador.
“Os trabalhos são realizados das 6h às 12h, de segunda-feira até sábado, e das 13h às 19h no Parque Central, com recolhimento do lixo”, explica Denise. Ela informa que antes eram pagos R$ 51 mil para o mesmo trabalho efetuado por R$ 25 mil.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR