Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A ação faz parte do projeto da acadêmica Paula Roberta Tessaro e visa conscientizar quanto ao descarte correto de medicamentos com prazo de validade expirado
A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) está apoiando o incentivando o recolhimento e descarte correto de medicamentos com prazo de validade expirado. A ação faz parte do projeto da acadêmica Paula Roberta Tessaro dentro do Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC) da Universidade, sob orientação da professora Vilmair Zancanaro. O projeto conta com apoio do curso de Farmácia e Secretaria Municipal de Saúde através do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Em nosso município não existe um trabalho neste sentido e por isso, os medicamentos são descartados incorretamente pela população muitas vezes pela falta de conhecimento ou por não ter onde levar para ser dado o destino correto”, comenta Paula.
Para incentivar a população a realizar o descarte correto, caixas coletoras foram disponibilizadas inicialmente, em alguns pontos de Caçador como: Posto de saúde do CAIC, posto de saúde do bairro Morada do Sol e Rancho Fundo e também na Farmácia Escola da UNIARP. “A população pode deixar seus medicamentos nessas caixas coletoras que posteriormente vamos dar o destino correto para os mesmos”, informa.
Medicamentos não devem ser jogados no lixo comum
O Brasil é o sétimo mercado mundial em volume de medicamentos vendidos e estima-se que por ano 10 mil a 28 mil toneladas desses produtos vencidos ou sobras de tratamento, sejam jogados no lixo comum, onde podem provocar contaminações. Resíduos descartados incorretamente trazem sérios danos ao meio ambiente, contaminando solos, lençóis freáticos, águas e até mesmo o ar. O lixo hoje é um dos maiores problemas ambientais a serem resolvidos pelas sociedades. Algumas toneladas de medicamentos são produzidas em todo o mundo e o Brasil esta entre os países que mais consomem medicamentos. O consumo influencia diretamente para este crescimento e contribuem consequentemente num aumento de embalagens e sobras de medicamentos que terão como destino o lixo comum.
Escritora caçadorense lança best-seller na Amazon
25/06/2026 - 10:10Ministério da Cultura e Amimu promovem concertos gratuitos com orquestras e corais
22/06/2026 - 16:12Tiro de Guerra e IFSC recebem homenagem na Câmara de Caçador
22/06/2026 - 16:03Fabiano Dobner quer informações sobre serviços de mamografia em Caçador
19/06/2026 - 11:12Lideranças iniciam mobilização regional em apoio a Saulo Sperotto e Jorginho Mello