Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CULTURA

Projeto visa a construção da réplica do primeiro Colégio Aurora

04/05/2012 às 02:51

Imprimir

Com o objetivo de propiciar um local adequado para a promoção e resgate da cultura italiana na região, a Federação de Entidades Ítalo-brasileiras do Meio-Oeste e Planalto Catarinense elaborou, ainda em 2007, o projeto para a construção de uma réplica do Histórico Ginásio Aurora, construído na década de 20 pelo engenheiro italiano Dante Mosconi, e primeiro educandário a nível de segundo grau do interior do estado de Santa Catarina com frequência de estudantes de toda a região sul.
Cópia deste projeto foi encaminhada pelo presidente da entidade, Aliduino Zanella, à presidente da Câmara Municipal de Caçador, Sirley Ceccatto, solicitando apoio para que este integre a lista de prioridades para o orçamento do Estado no próximo ano, a ser discutida na sexta-feira (4) durante audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Caçador.
A proposta já foi aprovada em reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional e apresentada ao então prefeito Saulo Sperotto. Segundo Aliduino, a prefeitura, na época, se mostrou favorável a ceder um terreno para a construção e, com isso, o desafio desde lá foi buscar recursos para a edificação deste projeto.
Além de um Museu Histórico, para a preservação de peças antigas envolvendo a cultura Italiana, o projeto prevê um local adequado para o desenvolvimento da culinária, artesanato, apresentações artísticas e outras atividades.
“A réplica, construída de Madeira, é o anseio de muitos anos de espera, não só e Caçador, mas de toda a região de colonização italiana de abrangência dessa entidade eminentemente cultural que representa entidades ítalo-brasileiras da região e, em especial, de colonização italiana”, afirma o presidente, salientando ainda que cópia deste projeto também foi encaminhada ao ex-secretário de Estado do Turismo, Lazer e Esporte, Gilmar Knaesel, na gestão do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, e ao atual governador Raimundo Colombo.
Para a presidente Sirley Ceccatto a cultura italiana é muito forte na região e, assim como as demais, merece ser preservada. “Os imigrantes Italianos e os seus descendentes foram e são grandes responsáveis pelo desenvolvimento da nossa região. Assim como as demais culturas, acreditaram no potencial de Caçador e aqui fizeram história. Merecem todo o nosso apoio”, afirmou.
Na oportunidade, a presidente destacou que pretende levar este pedido às demais lideranças regionais que estarão presentes na audiência pública, visto que as prioridades a serem discutidas compreende toda a regional e devem ser definidas junto aos demais municípios.
 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

29/06/2022 - 19:33 | PLINIO DE CARLI

Saudades do tempo de minha permanencia neste casarão de madeira no qual cursei o curso ginasial entre os anos de 1.951 ate 1956 quando então ali conclui 4ª série do então curso ginasial.


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR