Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO

Saúde volta ser tema de debate na Câmara de Vereadores

09/05/2012 às 14:47

Imprimir

Saúde voltou a ser tema de debate na Câmara de Vereadores de Caçador na sessão desta terça-feira. Primeiro, através de assunto levantado pelo vereador Rubiano Schmitz, referente às mudanças no quadro de motoristas da Secretaria Municipal da Saúde após alteração nos valores da tabela de diárias pagas pelo município a estes profissionais quando necessário o deslocamento para outros centros visando o transporte de pacientes.
Segundo o vereador, depois da assinatura de um decreto realizado pelo prefeito Imar Rocha ainda no ano passado fixando novos valores das diárias, a secretária Dinamar Gomes teria firmado acordo informal com os motoristas com valor diferente do previsto no decreto, porém, no dia seguinte fez uma circular alterando os já compactuados.
Diante da situação os motoristas resolveram não mais viajar, o que resultou na saída destes da pasta e retorno às suas repartições de origem e, no início do ano foi lançado processo seletivo para a contratação de pessoas para realizar esta atividade.
“Entendo que não funciona desta forma, uma vez que já tínhamos na pasta motoristas a mais de uma década de experiência, qualificados para esta função, com cursos, e que deveriam estar sendo aproveitado”, disse, ressaltando ainda o risco de colocar pessoas sem a capacitação necessária para fazer este deslocamento.
O assunto também foi abordado pelo vereador Alcedir Ferlin, esclarecendo que boa parte dos motoristas que estava na secretaria da saúde pertence à pasta da Infraestrutura. Segundo ele, o fato da paralisação sem aviso prévio gerou problemas para pacientes que tinham agendamento de consultas fora do domicilio e resultou na abertura de uma sindicância e no afastamento de alguns. “Muitas das pessoas esperaram um longo período para agendar a consulta e acabaram sendo prejudicadas com este ato, mas passado este fato, foram convidados a retornarem a esta pasta, mas alguns preferiram não retornar”, esclareceu Lilo, colocando-se à disposição de Rubiano para buscar as informações necessárias sobre o assunto.
Em seguida, o vereador Itacir João Fiorese, que presidiu a sessão devido a viagem da presidente Sirley Ceccatto, apresentou requerimento solicitando cópia do edital do Edital do Pregão Presencial nº 02/2012, Processo nº 04/2012, referente ao registro de preços para contratação de serviços de transporte de passageiros em Tratamento Fora do Domicilio - TFD.
O vereador disse ter recebido diversas reclamações de pacientes que utilizam o transporte de Caçador a Florianópolis devido às más condições do ônibus que faz o roteiro. Segundo ele, na semana passada uma paciente lhe informou que o veículo acabou ficando sem combustível em plena rodovia.
“Antes, em uma parada para o lanche, o motorista teria pedido agilidade aos pacientes porque o veículo estava sem partida, tempo depois, precisou parar devido a um acidente no caminho, mas devido ao problema ficou cerca de uma hora com o motor ligado, gastando o combustível restante. Solicitamos estas informações para fiscalizar a situação em que estes pacientes estão sendo transportados”, afirmou.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR