Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) de Caçador e de Fraiburgo aderiu ao Movimento Nós Podemos Santa Catarina (Objetivos do Milênio). A Universidade está participando do Movimento com ações de extensão comunitária e social.
Os Objetivos do Milênio são: acabar com a fome e a miséria; educação básica e de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a tuberculose e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todos trabalhando pelo desenvolvimento.
Uma das ações desenvolvidas pela UNIARP acontece com o projeto permanente de extensão e assistência social Insight- Percepção. Neste projeto, que atende ao Objetivo 2- Atingir o ensino básico universal, crianças e adolescentes que apresentam problemas ou dificuldades de aprendizagem recebem atendimento especializado no Núcleo de Psicologia. O projeto estimula o potencial de cada criança e adolescente, para o desenvolvimento de seu potencial cognitivo, afetivo, maturacional e social. Outra ação na área da educação é a concessão de bolsas de estudo no Colégio de Aplicação da UNIARP para alunos comprovadamente carentes, também dentro do ODM 2.
Em outra frente de atuação está o projeto que trabalha temas como Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Reciclagem (Óleo de Cozinha associado ao Programa Estadual De Óleo no Futuro).
O projeto é realizado através do Programa de Apoio à Extensão (PAEC) e conta com a supervisão de professores do curso de Agronomia e Engenharia Sanitária e Ambiental. Neste projeto é realizada a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da redução de gastos energéticos e materiais, visando a sustentabilidade e evidenciada a importância e realização da reciclagem do óleo de cozinha usado em frituras. Em dois anos de projeto já foram atingidos mais de 2.500 crianças e adolescentes nas cidades de Caçador e Santa Cecília. Este projeto atende ao objetivo 7- Garantir a sustentabilidade ambiental.
Saiba mais
Em 2000, líderes mundiais assumiram o compromisso de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que incluem reduzir a pobreza extrema pela metade até 2015. No Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo. “Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país”.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, presente em 177 países e territórios.
Pavilhão do Comércio terá mais de 60 empresas na Expo Caçador
18/03/2026 - 11:19Vereadores solicitam implantação de rótula no bairro DER
16/03/2026 - 09:33Homem invade residência e é morto a facadas pelo morador
14/03/2026 - 09:38Polícia Civil identifica situação de maus-tratos contra idoso em Caçador
02/03/2026 - 08:27