Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
No Dia Mundial do Meio Ambiente, o assunto foi lembrado na Câmara Municipal de Caçador durante a sessão desta terça-feira (5), através da Palavra Livre.
Primeiro, pelos vereadores mirins do município que apresentaram o resultado do trabalho de análises realizadas em alguns bairros da cidade nos últimos dias.
Um relatório dessas ações foi entregue à presidente Sirley Ceccatto e as visitas apresentadas através de vídeo aos demais vereadores.
Estes problemas, elencados no relatório, são relacionados à reciclagem, esgoto a céu aberto, lixo, e, por fim, sobre aproveitamento de espaço para praça ecologicamente correta. Para isso, foram visitados os Bairros Alto Bonito, Martello, Dos Municípios, e em locais que trabalham com a reciclagem.
Um dos dados que mais chamou a atenção dos jovens, divulgados pela Fundação do Meio Ambiente, é que em Caçador 80% do volume de materiais coletados e destinados ao aterro sanitário são de materiais que poderiam ser reciclados.
Aproveitando a data, o coordenador do Projeto PAÊS – André Silveira da Rosa – também fez uso da palavra para divulgar o lançamento da segunda edição da Gincana Ecológica, que envolverá as escolas do município.
O Projeto tem como finalidade a preservação ambiental e economia sustentável permanente, para que cada cidadão leve os conhecimentos adquiridos ao seu dia-a-dia.
Segundo André, serão aproximadamente três meses de atividades em sala de aula e extracurriculares para os alunos e professores. As escolas interessadas em participar têm até o dia 22 deste mês para as inscrições. “Além das atividades, estamos preparando um grande evento para marcar esta segunda edição”, afirma.
No ano passado, o projeto foi desenvolvido na primeira semana de junho e envolveu cerca de 15 mil pessoas, sendo recolhidas 13 toneladas de lixo reciclável entre todas as escolas. O material recolhido foi comercializado e cada escola ficou com o dinheiro da venda.
“Partindo do principio que este assunto não deve ser tratado apenas na semana do Meio Ambiente, decidimos prolongá-la para que mais atividades e pessoas possam ser inseridas”.
Escritora caçadorense lança best-seller na Amazon
25/06/2026 - 10:10Ministério da Cultura e Amimu promovem concertos gratuitos com orquestras e corais
22/06/2026 - 16:12Tiro de Guerra e IFSC recebem homenagem na Câmara de Caçador
22/06/2026 - 16:03Fabiano Dobner quer informações sobre serviços de mamografia em Caçador
19/06/2026 - 11:12Lideranças iniciam mobilização regional em apoio a Saulo Sperotto e Jorginho Mello