Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CONTROLE DE POPULAÇÃO

Acadêmico realiza pesquisa sobre javalis na região

29/07/2011 às 13:46

Imprimir

O acadêmico Anderson Clayton Copini da 4ª fase do curso de Ciências Biológicas da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) está atuando junto com a Caipora Cooperativa para Conservação da Natureza em um projeto de manejo com javalis (sus scrofa).
Anderson é o encarregado de monitorar, reabastecer as cevas (atrativos para os animais feitos basicamente de milho e sal grosso) e registrar com imagens e vídeos os rastros de javalis e outras espécies de animais. O projeto de pesquisa em campo está sendo realizado na região da floresta da EMBRAPA/EPAGRI e em algumas propriedades rurais. Na sequência, outras cidades devem receber o projeto.
O objetivo do trabalho é identificar diversos locais de rastros do porco do mato ou javali. “Após diversos meses de ceva e verificando os rastros e visitas dos animais até estes respectivos locais, serão colocadas algumas jaulas para que o animal seja atraído e capturado. Após sua captura, será implantado colar de rastreamento para controlar distâncias e áreas de vivência que estes animais costumam habitar e percorrer”, explica Anderson. Em seguida os animais serão soltos para acompanhamento em campo com GPS.
O acadêmico explica que a pesquisa está sendo realizada para o controle da população de javalis, vendo quantos animais nascem em cada bando e qual a distância que percorrem. “Isto porque muitos produtores da região estão se queixando que os animais destroem as colheitas, principalmente as de milho. Também criadores de porcos estão assustados com o crescimento descontrolado da população de javalis”, salienta, citando a preocupação com a proliferação de doenças entre os suínos.
O projeto terá fases distintas. “O projeto gira em torno de estimar tempo e local da contaminação de javalis e sua proliferação, avaliar a sanidade dos javalis e das espécies nativas, estimar área de vida e padrões de deslocamento, avaliar os distúrbios ambientais da contaminação biológica do javali em Santa Catarina, além de desenvolver e monitorar métodos de controle das populações selvagens e mitigação de seus distúrbios, com posterior divulgação dos resultados”, destaca.

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

17/08/2012 - 16:58 | Christian

Fico mto feliz por vc Anderson. Que Deus te Abençoe.

30/07/2011 - 02:01 | Junior

Parabéns Anderson, tomara que sua pesquisa lhe traga os resultados esperados, boa sorte e sucesso!


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR