Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

RIO DAS ANTAS

Prefeito busca ajuda do estado para conter crise da suinocultura

14/06/2012 às 18:27

Imprimir

A crise da suinocultura chegou com intensidade sobre Santa Catarina. Os municípios da região do Vale do Rio do Peixe estão registrando prejuízos, devido aos problemas enfrentados pelos suinocultores. Rio das Antas tem a criação de suínos como uma das mais importantes atividades econômicas, geradoras de renda e emprego. Os criadores buscaram ajuda da Administração Municipal para tentar obter ajuda das esferas Estadual e Federal.
O prefeito Alcir José Bodanese vem há mais de um mês mobilizando lideranças políticas e empresariais para tratar da questão e encontrar soluções, em curto prazo. Há poucas semanas esteve reunido com o vice-presidente da República, Michel Temer, onde abordou o assunto e pediu auxílio do Governo Federal para amenizar os impactos da crise. Temer se prontificou em obter informações técnicas sobre o setor e prometeu medidas a serem adotadas pelo Ministério da Agricultura.
Já nesta semana, Bodanese conseguiu intermediar dois encontros importantes com o governador Raimundo Colombo. Na segunda-feira, dia 11, incluiu uma audiência com Colombo em Videira, pouco antes de ministrar palestra para empresários da região. Foi um momento importante em que os produtores conseguiram expor as dificuldades e medidas que possam amenizar a situação. Colombo já anunciou mudanças na emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA), que passará a ser eletrônico.
Bodanese explica que os produtores poderão efetuar o procedimento para emissão do GTA de casa ou da empresa, sem a necessidade de deslocamento até o escritório da Cidasc. “Facilitará e evitará deslocamentos desnecessários. Segundo o governador Raimundo Colombo, as equipes de informática já estão trabalhando e o investimento será de R$ 1,5 milhão. Foi uma ação que o governador adotou depois da reunião da segunda-feira. Os municípios, sozinhos, não têm muito que fazer, dependendo de medidas do Estado e da União”, disse Bodanese.
Para o prefeito, a luta por auxílio se deve ao fato de que a situação da suinocultura não pode ser resolvida nos municípios, mas depende de ações de esferas superiores, como o Estado e a União. “Não temos o poder de reduzir impostos, adquirir o milho da Conab. Então trato de tentar, da melhor forma possível, levar os problemas e pedir soluções para quem pode resolver. Tanto na reunião da segunda, quando no encontro de quarta-feira, em Caçador, pudemos apresentar ao governador a complicada situação que estão os suinocultores da região”, destacou o prefeito.
Além da audiência de segunda-feira, Bodanese conseguiu acertar o encontro de Colombo com os prefeitos da Amarp, na quarta-feira, em Caçador. Durante a inauguração de empresas no município, Colombo atendeu a comitiva da Amarp e recebeu um documento com uma pauta de reivindicações da cadeia produtiva. “Nosso governador está muito preocupado com a situação e prometeu um estudo criterioso da situação. Conversará com as Secretarias de Agricultura e Fazenda para subsidiar medidas emergenciais para salvar o setor”, contou Bodanese.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR