Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EXTENSÃO PERMANENTE

Projeto da UNIARP leva cidadania ao Bairro Martello

O projeto começou com uma pesquisa que traçou o perfil socioeconômico dos moradores. Um total de 360 famílias foram entrevistas e os resultados da pesquisa foram apresentados para lideranças comunitárias do bairro e Poder Público municipal e estadual

01/07/2011 às 16:39

Imprimir

O Martello é o maior bairro de Caçador. Dados extraoficiais revelam que ele é formado por cerca de 13 loteamentos e reúne mais de 16 mil moradores. Em função de seu tamanho territorial e por concentrar uma parcela significativa de famílias com hipossuficiência de recursos, o bairro demanda atendimentos em diversas áreas.

Com o objetivo de ampliar o acesso à cidadania das famílias residentes neste território, a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe iniciou em 2008 o Projeto Permanente de Extensão e Assistência Social: UNIARP Levando Cidadania ao Bairro Martello.

O projeto começou com uma pesquisa que traçou o perfil socioeconômico dos moradores. Um total de 360 famílias foram entrevistas e os resultados da pesquisa foram apresentados para lideranças comunitárias do bairro e Poder Público municipal e estadual.

De acordo com a coordenadora do projeto, assistente social Fátima da Silva, itens como lazer, saúde, desemprego e ociosidade dos idosos foram alguns dos problemas revelados pela pesquisa. “A partir destes dados, a Universidade através do curso de Serviço Social direcionou suas ações para tentar solucionar alguns dos problemas. Montamos um grupo de 30 a 35 idosos moradores do bairro e estamos realizando encontros quinzenais”, informa.

Nas reuniões são apresentados e discutidos temas elencados pelos próprios participantes como autoestima, saúde, direitos sociais, convivência familiar, encaminhamento para o mercado de trabalho e outros.

A moradora Rosalina Alves Dreier, 64 anos, mora no bairro há mais de 20 anos. Ela conta que nos encontros, recebe informações importantes para sua vida e a de sua família, além de encontrar um momento de descontração junto aos vizinhos e amigos. “Estou muito feliz participando dos encontros. Temos acesso a informações importantes, como nossos direitos, informações sobre saúde e ainda encontramos os amigos”, comenta.

O público alvo do projeto são famílias, especialmente idosos de toda a região do Bairro Martello, sendo desencadeado um processo de informação, reflexão de direitos sociais, acesso às políticas públicas e cidadania. O projeto é desenvolvido com apoio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Martello e Prefeitura.

 “Gosto muito de participar das reuniões. É importante saber mais sobre as coisas. Eu participo sempre e incentivo outras pessoas a participar também”, revela Rosalina Arruda, 54 anos, 16 anos moradora do bairro.

Outra participante do grupo no Projeto é a moradora Maria Salete de 53 anos. Ela foi diagnosticada com depressão e o quadro melhorou depois que começou a participar dos encontros. “Estou bem melhor. As reuniões, as informações e os encontros com os amigos ajudaram muito. Estamos sempre descobrindo coisas novas”, cita.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR