Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

NOVO REPÓRTER

Alunos do Marcos Olsen pedem voto para vencer concurso

10/07/2012 às 01:34

Imprimir

Desde que o Prêmio de Jornalismo Unimed Santa Catarina foi lançado, há exatos 11 anos, mais de mil e duzentas matérias, reportagens e documentários abordaram temas focados na saúde e no bem estar.

No ano passado, quando a iniciativa de respaldar a imprensa catarinense completou uma década, a Unimed criou uma nova categoria voltada aos jovens talentos. O “Novo Repórter” surgiu como forma de incentivo para crianças e adolescentes abordarem o tema saúde desde cedo na comunidade em que estão inseridas e a categoria se tornou um dos grandes destaques da edição do ano passado. Ela fez tanto sucesso que a Unimed SC resolveu mantê-la no Prêmio.
Todos os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino poderiam participar criando e postando um vídeo no site do concurso. Em Caçador dois alunos abraçaram a oportunidade, confeccionaram um vídeo e estão concorrendo ao Prêmio.
Ingressos da 7ª série do Colégio Cenecista Marcos Olsen, André Santos de Lima e José Carlos Bernardes Brümmer buscaram no material criado trazer algo novo para a população caçadorense, tratando temas distintos, porém correlacionados: saúde e meio ambiente.
“Sempre trabalhamos o tema meio ambiente em sala de aula e quis mostrar no vídeo que a preservação não depende de uma atitude apenas na escola, mas fora dela principalmente”, disse José Carlos que entrevistou, além de sua professora de Ciências, o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da universidade local. “Ele sabia que podia fazer algo diferente e construiu uma casa sustentável, provando que é possível fazer muito mais pela natureza”, completou o jovem repórter.
Já André tratou o tema saúde em sua produção. “Tentei descobrir como está o serviço público de saúde no meu bairro (Berger) e tive uma surpresa. Além da demora no atendimento, não há médicos e nem equipamentos suficientes para atender a toda a comunidade. Gostaria que o poder público aproveitasse o vídeo e investisse mais na saúde da população, equipando os postos e contratando mais profissionais”, aconselha.

Participe votando

As inscrições do Prêmio Unimed encerraram no dia 2 de julho, porém a categoria “Novo Repórter” está em nova fase, que depende muito da participação do público.
Para que os alunos do Colégio Cenecista Marcos Olsen tenham a chance de vencer a competição, eles precisam somar pontos, que são conquistados com o voto popular via internet.
No site www.premiodejornalismo.com.br/web/inscricao/materias é possível, além de assistir às produções, contribuir para a vitória caçadorense votando no material produzido pelos alunos André Santos e José Carlos Brümmer. Basta selecionar o vídeo de cada um deles, preencher um cadastro simples com o seu nome e CPF e votar até o dia 16 de julho. O vídeo mais popular, que receber mais indicações de "Gostei" no site, será o vencedor desta etapa.

Em um segundo momento, um júri técnico indicará seis finalistas, um de cada região do estado (Norte, Sul, Vale, Centro-Oeste, Oeste e Capital). O vencedor será definido em votação on-line, que acontece de 20 de agosto a 20 de setembro.
A escola também está fazendo a sua parte, incentivando todos os alunos a votarem. “Deixamos computadores à disposição dos estudantes. A iniciativa do André e do José Carlos tem que ser respaldada. A etapa mais difícil eles já fizeram, que foi construir o vídeo e se inscrever. Agora basta a gente ajudar”, argumenta Neusa Pelegrini, diretora do Colégio Cenecista Marcos Olsen.

Premiação

O autor do vídeo votado como mais popular na primeira etapa irá ganhar uma máquina fotográfica digital e o vencedor dentre os seis finalistas indicados pelo júri técnico receberá um Netbook e sua escola ganhará R$ 1.000,00 em doação de equipamentos a serem definidos de comum acordo com a Unimed Santa Catarina. “E decidimos: caso um dos vídeos produzidos pelos alunos vença a competição, quem definirá a aplicação do valor em benefício da escola serão eles”, acrescenta a diretora.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR