Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CULTURA

Projeto Sonora Brasil dia 05 de agosto na Câmara de Vereadores

03/08/2011 às 16:18

Imprimir

 UNIARP e o SESC de Caçador realizam dia 05 e agosto mais a 2ª etapa do Projeto Sonora Brasil 2011 com apresentação do artista Truvinca.

O evento que a princípio seria realizado na Universidade, foi transferido para a Câmara de Vereadores.

 

Instrumentista leva sanfona de oito baixos a 27 cidades de SC
 A sanfona de oito baixos é um dos instrumentos mais identificados com a cultura nordestina, onde também é conhecida, dentre outros nomes, como pé-de-bode. Este é o instrumento da segunda etapa do Sonora Brasil, que nesta edição apresenta nos palcos do SESC em Santa Catarina o tema Sotaques do Fole. Os espetáculos ficam por conta do mestre Truvinca e seu grupo, que em julho e agosto percorrerão 27 cidades catarinenses com apresentações a preço popular.
Heleno Pereira dos Santos, o Truvinca, é um desses grandes mestres que compreende a importância da preservação e difusão do repertório tradicional tão representativo do desenvolvimento da música nordestina e ainda pouco conhecido.
A técnica apurada de Truvinca e domínio pleno do repertório empenham-se em manter um estilo interpretativo, fiel às formas originais. Truvinca viveu duas décadas no Rio de Janeiro, trabalhando durante o dia em empregos formais e dedicando suas noites ao ofício de sanfoneiro. Ele se apresenta no Sonora Brasil acompanhado de Alex da Zabumba e Paulinho do triângulo, na formação típica do conjunto chamado “regional”.
 Sobre a sanfona de oito baixos

O instrumento está diretamente relacionado à tradição oral, e sua afinação, conhecida como afinação transportada, teve sua forma original diatônica modificada ao longo do tempo a partir da ação dos próprios músicos, que buscavam ampliar suas possibilidades melódicas. A carência de pesquisas deixa muitas dúvidas quanto a sua história na região nordeste, mas estima-se que sua chegada tenha ocorrido ainda no século XIX, com os imigrantes portugueses.
Nos estados dessa região, além de grandes instrumentistas como Arlindo dos Oito Baixos, Zezinho Calixto, Camarão e outros, são encontradas várias “orquestras sanfônicas” que reúnem grande número de sanfoneiros e se apresentam em eventos dos mais variados. Esses grupos normalmente realizam repertórios de músicas consagradas no meio popular e seus integrantes são músicos que não desenvolvem carreira solo de grande repercussão, mas que cumprem importante papel no processo de valorização e divulgação do instrumento. Mas a música de tradição que formou as bases da cultura musical da região está presente na prática dos grandes mestres da sanfona que, distantes do estrelato, mantêm vivo esse repertório.
Sonora Brasil

O Sonora Brasil possibilita às comunidades visitadas o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC visando à formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR