Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O ciclo de discussões Conversando sobre Museu, uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), chegou dia 26 de julho a Videira. O evento consiste na realização de encontros com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse ao campo museológico catarinense.
Representando a regional de Caçador, estiveram a gerente de Turismo, Cultura e Esportes da SDR, Ruth Goulart, a presidente da Fundação de Cultura do município, Patrícia Córdova Cruz, e o coordenador do Museu do Contestado, Júlio Corrente.
Os encontros, em formato de mesa redonda, são realizados bimestralmente em diferentes regiões do Estado. Palestras e debates entre os participantes fazem parte da programação do evento, cujo tema foi Exposição Museológica: ponte entre o acervo e o público. Afinal, atualmente, dentro das várias funções desempenhadas pelos museus, destaca-se a comunicação de seu acervo e de suas pesquisas junto ao público, tendo nas exposições seu principal expoente.
“Foi um encontro enriquecedor dentro deste novo conceito do Sistema Estadual de Museus, onde o museu deve possuir características interativas, ou seja, o público deve não somente visitar, mas questionar, descobrir e iniciar novas pesquisas”, explica Ruth.
Universo UNIARP recebe cerca de 2 mil estudantes e inspira futuros profissionais
01/10/2026 - 09:35Caçador recebe novos equipamentos para reforçar o combate ao Aedes aegypti
01/10/2026 - 09:25Caçador fecha segundo quadrimestre com déficit de R$ 6,7 milhões
30/09/2026 - 09:31Operação "Janus" cumpre mandados em Caçador e Videira
30/09/2026 - 09:14