Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

MELHORIAS

Relatório apresenta ações feitas com recursos do Fundo de Saneamento

Serviços de limpeza e manutenção, obras de saneamento, reparos asfálticos, aquisição de equipamentos entre outros foram realizados pela Administração Municipal entre junho e agosto desse ano no Município de Caçador

02/09/2012 às 00:33

Imprimir

Os trabalhos realizados com recursos do Fundo Municipal de Saneamento, entre junho e agosto desse ano, pela Prefeitura de Caçador através da Fundação de Meio Ambiente (Fundema) foram apresentados ao Conselho Consultivo de Saneamento, presidido pelo prefeito Imar Rocha. Ações de melhorias, manutenção, aquisição de equipamentos e plano de trabalho a ser desenvolvido fizeram parte da explanação, realizada quarta-feira (29), na sede da Fundação.
“Todas essas benfeitorias foram realizadas com recursos do Fundo de Saneamento; que recebe 15% das faturas de água da Casan de Caçador; valor esse destinado à aquisição de equipamentos para melhorias na cidade. O investimento desse recurso é analisado pelo conselho que na oportunidade recebeu as prestações de contas do que já foi feito e do que será desenvolvido”, explica o prefeito Imar Rocha.
A apresentação dos trabalhos, coordenada pelo presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, iniciou com o cronograma de serviços em execução, tal como a limpeza de capina de ruas através das Bobcats adquiridas com recursos do Fundo. Os serviços realizados na estação de recalque na Vila Santa Terezinha também foram destacados.
“A estrutura vai bombear o esgoto sanitário coletado na localidade até a Estação de Esgoto situado na Vila Ulisses Guimarães; iniciamos a obra na semana passada. A equipe da Fundema também finaliza a instalação da rede de esgoto inclusive no loteamento Vila Nova”, informa anunciando que a ampliação da rede de esgoto em outras localidades também foi discutida pelos conselheiros.
Além das obras de saneamento básico foi apresentada a prestação de contas dos reparos asfálticos realizados através da operação Tapa-buraco. A produção na fábrica de tubos, coordenada pela equipe da Fundema também foi pauta da reunião. “Através dos recursos do Fundo de Saneamento são feitas ações destinadas à drenagem pluvial do nosso município, tal como a construção de bocas de lobo e soluções relacionadas à área”, explica Pavelski.
MODERNIZAÇÃO: Durante o último trimestre a Fundema também modernizou a sua frota e os equipamentos de trabalho através dos recursos do Funsan. Dentre as principais aquisições constam veículos destinados aos trabalhos desenvolvidos pelo SOS Nascente, programa realizado em parceria com a Casan para a recuperação de matas ciliares no Município.

Estruturada coleta de óleo de cozinha

A Administração Municipal através da Fundema também investiu na redução do impacto ambiental com foco no Programa de Coleta de Óleo de Cozinha. Para isso adquiriu um veículo destinado ao transporte desses resíduos em restaurantes e escolas aonde existe um volume maior desse resíduo.
“Hoje a Cooperativa já aceita o óleo de cozinha através da coleta de material reciclável; ou seja, os moradores podem colocar o resíduo em garrafas pet e destiná-lo ao caminhão da coleta. Ao chegar à cooperativa será feita a separação e a destinação correta desse item”, orienta Luiz Pavelski.
Também nesse semestre foi feita a aquisição de uma empilhadeira destinada à cooperativa para auxílio no transporte e carga dos fardos de material reciclagem após separação do lixo.

Economia aos cofres públicos

A Administração Municipal também vai investir na compra de um caminhão no valor de R$ 174.000,00 com tanque vácuo-hidrojato no valor de 135.000,00, destinado à limpeza de fossas nas escolas e prédios municipais; em especial das bocas de lobo entupidas. “Hoje esse serviço é terceirizado e com o novo veículo poderemos realizar esse trabalho e gerar economia aos cofres públicos”, fundamenta Pavelski.

Foco na preservação do meio ambiente

Ao final da reunião foi autorizada pelo Funsan a aquisição de caçambas estacionárias a serem utilizadas na limpeza do Município, gerando economia aos cofres públicos. A Fundema também vai adquirir mais um caminhão cabine dupla basculante através dos recursos do SOS Nascente, destinado ao transporte e o plantio de mudas nativas nas propriedades rurais.
“Principalmente acima do ponto de captação da água sempre visando à preservação da água e sua captação no momento de necessidade”, relata o presidente da Fundação.
Também foi apresentado projeto de ampliação do horto florestal com instalação de novo sombrite, sistema de irrigação e duas estufas; todos com recursos do SOS Nascente. Iniciativa visa ampliar a produção de mudas nativas.

Trabalhos na Moacir Sampaio

Durante a reunião do Funsan também foram apresentados resultados das obras na Rua Moacir Sampaio e os investimentos necessários à troca da adutora. Todas as atividades foram desenvolvidas pela equipe da Fundema em parceria com a Casan. Conforme Luiz Pavelski, nos próximos 20 dias a via vai receber a camada asfáltica, resolvendo assim os problemas relacionados aos buracos para instalar a tubulação nova.

Plano apresentado em Audiência Pública

Também na oportunidade foi apresentado o Plano de Resíduos Sólidos, hoje em processo de finalização. De acordo com informações da equipe da Fundema, já foram feitas reuniões temáticas com cada um dos resíduos e em breve será realizada audiência pública para discutir o tema.
“Na próxima semana teremos novos encontros para apresentar os resultados que se aprovados serão tema de audiência pública ainda a ser agendada. O nosso objetivo é divulgar o Plano de Resíduos Sólidos à população que deverá discutir conosco a destinação dos resíduos de Caçador nos próximos 20 anos”, detalha Pavelski.
O presidente da Fundação destaca ainda que após a aprovação do plano, será formulada uma lei a ser encaminhada à Câmara de Vereadores. “Dessa forma o Município poderá novamente ser contemplado com recursos do Governo Federal na área de resíduos sólidos”, conclui.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR