Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

TRADICIONALISMO

Comemoração da Semana Farroupilha nesta sexta-feira no Parque Central

Mateada, apresentações culturais e tertúlia fazem parte da programação dessa sexta-feira (21); em caso de chuva será realizada somente a mateada

21/09/2012 às 00:39

Imprimir

A Semana Farroupilha será comemorada com uma programação especial em Caçador. Mateada, apresentações de danças gaúchas tradicionais e de salão e uma tertúlia serão realizadas no Parque Central José Rossi Adami nessa sexta-feira (21). Iniciativa dos CTGs Estrela dos Pampas, grupos de dança tradicionalista e musicais locais tem o apoio da Prefeitura de Caçador através das Fundações de Cultura e Esporte.

Conforme a presidente da FMC, Patrícia Cruz as atividades têm início previsto às 18h com a mateada; seguida das performances culturais a partir das 20h. A tertúlia será realizada a partir das 20h45 no Teatro de Arena do Parque, aonde haverá a chama crioula, símbolo do levante, e apresentações artísticas como, gaita, violão, causos, poesias e muitas cantorias.
PROMOÇÃO: O resgate da cultura gaúcha é uma iniciativa do CTG Estrela dos Pampas, Grupo de Dança Gaúcha de Salão Amigos da Tradição; Grupo de Danças Tradicionais Gaúchas Chama Crioula/Caçador e Alma de Procedência/Fraiburgo; Grupo Musical Moacir Cardoso; Os Jagunços, Grupo Musical Estância Nativa e apoio da Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e Fundação de Esporte (FME).

Conheça a história do movimento

A Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835, e que durou cerca de 10 anos, envolveu sucessivos combates. Segundo os historiadores, cerca de 20 mil homens e mulheres em luta, resultando na morte heróica de aproximadamente 3.500 pessoas, em sua maioria revolucionários.
Unindo e mobilizando os farrapos, sob a liderança de homens e mulheres do porte de Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, David Canabarro, Antônio da Silva Neto, Domingos Crescêncio e Anita Garibaldi, estava o sentimento de rebeldia contra a centralização do Poder Federal, que se manifestava, de forma especial, na espoliação econômica da região.
Entre as principais causas do levante, estavam a penalização dos produtos agropecuários, especialmente o charque, com altos impostos e, também, a expropriação e desvio dos recursos acumulados no Estado, até mesmo para pagar dívidas federais junto à Inglaterra.
A Revolução Farroupilha transformou-se em um momento de construção e afirmação dos princípios sociais, políticos, econômicos, culturais, e, talvez, principalmente ideológicos, que orientam a sociedade gaúcha até hoje.

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR