Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

AGRICULTURA

Projetos antigranizo e antigeada aguardam manisfetação da Secretaria Estadual

12/12/2012 às 18:12

Imprimir

Agricultores da região de Caçador seguem na expectativa pela manifestação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca com relação à viabilização do projeto do sistema de prevenção de granizo, desenvolvido pela empresa AGF – Antigranizo Fraiburgo Ltda. O projeto foi apresentado ao deputado Reno Caramori em meados de novembro próximo passado e encaminhado no fim do mesmo mês pelo parlamentar à secretaria. Outro equipamento, esse para combate à geada foi apresentado ao deputado Reno, que pretende encaminhar o projeto ao governo no início do próximo ano.
O projeto da AGF, de prevenção de ocorrência de granizo beneficiaria, além de Caçador, os municípios de Macieira, Calmon, Rio das Antas, Lebon Régis, Timbó Grande e Matos Costa. O método proposto pela AGF utiliza, inicialmente e em conjunto, informações de radar meteorológico, monitoramento com estações meteorológicas de superfície, rádio sonda e modelagem numérica, para detectar a possibilidade de formação de nuvens de granizo. Detectada a possibilidade de granizo, o sistema desencadeia ações que levam à redução dos cristais de gelo e consequentemente dos danos causados às diversas culturas. O custo mensal da aplicação seria de R$105 mil, valor considerado baixo, em comparação com os prejuízos causados ao setor a cada ocorrência de granizo na região. Em seu ofício à Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, no fim de novembro, o deputado Reno salienta a importância da celebração de convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e a SDR de Caçador.
O outro equipamento, para combate à geada, com grande incidência em toda a região do Sul do país, foi batizado pelo engenheiro agrônomo Juliano R. A. de Souza, como Pulsfog. Ele promete proteção à lavoura através da utilização de nebulizadores. De acordo com os fabricantes, um único equipamento é suficiente para cobrir 380 hectares de culturas como café, milho, feijão, citros e banana, entre outros.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR