Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

INCLUSÃO SOCIAL

CRAS Martello realiza acompanhamento das famílias atendidas

18/08/2011 às 17:03

Imprimir

O Centro de Referência de Assistência Social do Bairro Martello vem desenvolvendo ações de inclusão social, fortalecendo vínculos familiares através de acompanhamento familiar no domicílio para pessoas idosas e pessoas com deficiência. Um dos serviços da proteção social básica oferecidos no Centro de Referência é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que consiste no desenvolvimento de atividades grupais para prevenir a ocorrência de situações de risco social.

O objetivo dos trabalhos é desenvolver ações de caráter preventivo e propiciar alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. De acordo com o psicólogo Clayton Luiz Zanella, o trabalho com grupos se constitui numa ferramenta importante de inclusão social. “Os trabalhos em grupo garantem a troca de experiências entre as famílias e a aquisição de informações importantes que favorecem a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a autonomia na tomada de decisões”.
Os trabalhos com os grupos são realizados pela equipe interdisciplinar. A assistente social Luciana Marques comenta que nas reuniões os usuários da entidade são orientados de forma que possam ter acesso aos direitos sociais. “As famílias são devidamente orientadas em relação aos seus direitos enquanto cidadãos, visando sempre a dignidade da pessoa humana. Os encontros ajudam a fortalecer os vínculos familiares e comunitários”.
Para a efetivação das reuniões, as famílias são visitadas e convidadas a participar dos trabalhos. No caso das reuniões do BPC, podem participar os usuários beneficiados e também familiares. Após as informações repassadas nas reuniões, são realizados diversos encaminhamentos, incluindo aqueles destinados ao recadastramento no Cadunico.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR