Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

LEI MARIA DA PENHA

Rio das Antas realiza Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

19/08/2011 às 14:56

Imprimir

A Lei Maria da Penha, que completou cinco anos no último dia 07, já resultou em mais de 300 mil processos e de 100 mil sentenças por agressões a mulheres, numa média de 60 por dia, segundo dados da Fundação Perseu Abramo. A estatística foi um dos temas apresentados na I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Rio das Antas, realizada nesta sexta-feira (19), na Câmara de Vereadores.
O encontro teve o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade de gênero fortalecendo a autonomia econômica, cultural e política das mulheres. As ações propostas serão levadas à Conferência Estadual das Mulheres. Conforme a secretária de Assistência Social de Rio das Antas, Ivoni Munaretto, a intenção foi debater e elaborar propostas que contemplem a construção da igualdade de gênero. “Queremos com isso, fortalecer a autonomia econômica, social e cultural das mulheres rioantenses, contribuindo com a erradicação da pobreza extrema e exercitando a cidadania da mulher de nosso município”, disse.
O prefeito, Alcir José Bodanese, participou da Conferência e abriu os trabalhos afirmando a importância das mulheres para a sociedade rioantense, enfatizando as ações que a Administração Municipal tem realizado para colaborar com a diminuição dos casos de violência, que afeta todos os municípios brasileiros, e incentivando a participação em cursos oferecidos. “Temos o CRAS que vem desempenhando um papel de fundamental importância para aumentar a autoestima da mulher rioantense, oferecendo cursos e palestras. Todos nós trabalhamos para ajudar na construção de uma comunidade melhor e livre de agressões. Incentivamos sempre a denúncia, acima de tudo, para evitar que novos casos ocorram. As profissionais que atuam na Secretaria de Assistência Social estão sempre dispostas a auxiliar a cada mulher que procurar por ajuda”, enfatizou.
A palestrante convidada para conversar com as participantes da Conferência foi a delegada titular da Delegacia da Mulher de Caçador, Patrícia Cristina Fronza. Ela explicou a Lei Maria da Penha e os benefícios que esta legislação nacional trouxe na proteger das mulheres. “Estamos ainda incutindo a ideia nas mulheres de que é necessária a denúncia, o registro e o processo contra os agressores. Em 70% dos casos notificados, são os maridos ou companheiros os agressores. É necessária conscientização e coragem para superar este quadro. De cada cinco mulheres, uma sofre algum tipo de agressão. Temos o dado de que, a cada 15 segundos, uma mulher é agredida no Brasil. Isso é inadmissível e a Lei Maria da Penha foi criada para minimizar isso”, afirmou a delegada.
Representando as mulheres rioantenses, a Primeira-Dama de Rio das Antas, Magali Zucco Bodanese, afirmou que os agressores estão em todas as classes sociais, não priorizando os mais pobres. “Não existe classe social para a agressão. Todos os dias, mulheres ricas ou pobres são agredidas. O que ocorre é que, muitas vezes, algumas evitam comunicar o caso à Polícia a optam por sofrerem caladas, quem sabe, tratando o fato em psicólogos. Mas isso não é mais possível aceitar e as políticas públicas estão sendo difundidas para minimizar esta situação”, comentou.
A intenção da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres é que os assuntos tratados sejam multiplicados nas comunidades, através das participantes. Quatro mulheres foram eleitas como as delegadas representantes de Rio das Antas para as próximas conferências, sendo a Regional e Estadual, com datas ainda não definidas.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR