Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

INCRA

Desenvolvimento Sustentável Regional é tema de encontro em Caçador

17/04/2013 às 02:23

Imprimir

Representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc) e da Secretaria Municipal de Agricultura de Caçador, reuniram-se nesta terça-feira (14) na Câmara de Vereadores para falar sobre o Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) através do Banco do Brasil, que beneficia as cadeias produtivas especificamente das famílias dos assentamentos em Santa Catarina, fazendo parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável Integrado (PDSI), do Incra/SC.
Em Caçador o programa atua no Assentamento Hermínio Gonçalves, que possui a totalidade das famílias hoje inseridas no DRS e produzindo alimentos tanto para o Programa de Aquisição de Alimentos da Conab, quanto para a alimentação escolar.
Dilson Barcellos, coordenador da equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural da Cooptrasc, explica que a cooperativa oferece todo o suporte ao assentamento para sua produção, atuando diretamente com um assistente social, um técnico agrícola e um veterinário. “Neste encontro fizemos um resgate de todo o processo do DRS envolvendo as famílias que produzem em Caçador específicas residentes no assentamento”, comenta.
O coordenador do PDSI Incra/SC, agrônomo Marconi de Lima Souza, disse que a reunião foi toda baseada no Desenvolvimento Regional Sustentável, e em Caçador tratando da olericultura no Assentamento Hermínio, que basicamente se traduz em uma área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas.
“Estamos apresentando um plano de negócios para a continuidade do programa no assentamento de Caçador e fazendo atualização das metas e ações no plano produtivo, social e ambiental. Acompanhamos todo o processo da cadeia produtiva, a produção primária ou o processo industrial, até a comercialização do produto in natura ou industrializado. Trabalhamos sempre com o conceito de desenvolvimento sustentável e estudamos todas as etapas para que se atinjam os objetivos. Esta foi a primeira reunião do ano e agora os encontros serão bimestrais, buscando sempre a sustentabilidade da cultura local”, explica Marconi.

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR