Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ZOONOSES

Escola desativada será transformada em Centro de Bem Estar Animal

22/04/2013 às 00:19

Imprimir

A Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) e Secretaria de Infraestrutura, está trabalhando na execução do projeto que criará o Centro de Bem estar Animal no município. O Centro esta sendo adaptado em uma escola desativada localizada no interior do município e após a conclusão realizará o trabalho de castração em animais de rua e da comunidade carente.
Os trabalhos de adaptação da escola vêm sendo realizados desde o ano passado, no entanto houve uma paralisação devido à urgência de outros serviços. O presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, explica que a elaboração do projeto foi feita com base nas visitas realizadas a Centros de outras cidades como Lages e Florianópolis. “Após a conclusão e aprovação do projeto, foi aberto o processo licitatório para a realização dos serviços, porém nenhuma empresa participou. Com isso a Fundema fez a licitação dos materiais e montou uma equipe para a realização dos trabalhos. Esta obra era um pedido do prefeito Gilberto Comazzetto, constante no plano de governo da Prefeitura”.
No final de 2012 a Fundema recebeu a doação de R$ 26 mil da Justiça Federal, destinados à compra de materiais para a construção do Centro, o que veio a complementar e intensificar os trabalhos. O Centro de Bem Estar Animal terá como principal objetivo a castração de animais de rua e da população carente. O local contará com uma estrutura de salas de cirurgias, ambulatório, farmácia e salas pré e pós-operatórias.
A veterinária da Fundema, Carla Demantova, revela que após a conclusão do Centro será realizada uma parceria com a Secretaria de Assistência Social, para o cadastro das famílias carentes. “O Centro terá um número X de castrações para realizar durante o ano, então as famílias carentes, que tenham animais que precisem ser castrados, necessitarão de um cadastro, para que haja um controle destes procedimentos”.
Segundo Pavelski, as obras do Centro possuem a previsão de 60 dias para conclusão, e em seguida fazer os acertos necessários para início das atividades de castração. “Lembrando que o objetivo do Centro de Bem Estar Animal é atender animais de rua e de pessoas carentes, ou seja, que não tenham condições de custear o trabalho de castração em clínicas veterinárias particulares, além é claro de realizar o controle populacional de cães e gatos no município”, conclui.
 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

23/04/2013 - 12:09 | LEITOR

Sempre copiando dos municípios vizinhos. Por isso, Caçador é sempre a mesma, não tem um planejamento original e técnico.


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR