Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

UNIARP participa da Semana do Meio Ambiente do Instituto Casa Viva

19/06/2013 às 01:08

Imprimir

O Instituto Casa Viva realizou no Sítio Dois Pinheiros a primeira Semana do Meio Ambiente. A programação especial contou com visita na Casa Ecológica, trilha interpretativa, trilha sensitiva e Oficina de Bioconstrução. A Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) esteve participando da programação através do apoio dos acadêmicos Roger Francisco Ferreira de Campos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Aline Batistella Isotton e Evelyn Cristina Lenz do curso de Ciências Biológicas que fizeram parte de uma grande equipe de monitores voluntários. No período, entre 03 a 14 de junho deste ano, foram recebidos mais de 600 visitantes e o apoio dos acadêmicos foi fundamental.
Com o apoio dos acadêmicos, o instituto demonstrou aos visitantes que é possível viver sustentavelmente através de palestras de como a casa foi construída, os benefícios do modelo de construção sustentável, reaproveitamento de materiais, coleta da água da chuva, tratamento biológico de efluentes, uso de materiais sustentáveis, mudança de hábitos para colaborar com o meio ambiente, entre outros assuntos.
Na trilha interpretativa, guiada com o auxílio dos acadêmicos, foi mostrado o processo de regeneração de uma área degradada pelo uso agrícola intensivo e pelo fogo, a importância de plantas no seu processo de regeneração, processo de interação da natureza com o homem e sobre preservação de recursos hídricos.
Durante a trilha sensitiva os visitantes puderam perceber a natureza utilizando o tato, olfato e paladar, sem o uso da visão.
Na oficina prática de Bioconstrução os participantes, orientados pela bioconstrutora e diretora presidente do Instituto, Kátia A. R. Fuchs, aprenderam a confeccionar tijolos ecológicos, além disso, tiveram a oportunidade de brincar com terra, se sujar e extravasar suas energias construindo uma tartaruga gigante.
 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR