Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

APOIO

Assistência Social lança programa de Atenção ao Idoso e a Mulher

Evento contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, entre elas membros dos grupos de idosos e de mulheres e diversas autoridades

09/08/2013 às 15:33

Imprimir

Na tarde desta quinta-feira (8) a Prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, na Câmara de Vereadores, o lançamento do Programa de Atenção ao Idoso (PAI) e do Programa de Atenção a Mulher (PAM). O evento contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, entre elas membros dos grupos de idosos, de mulheres, da Secretaria de Desenvolvimento Regional, de vereadores e do prefeito Gilberto Comazzetto.
O Programa de Atenção ao Idoso (PAI) tem como objetivo oportunizar aos idosos uma melhoria na convivência social, o estímulo e a capacidade física, mental e social, e a promoção de lazer e qualidade de vida. Atualmente o programa conta com 624 participantes divididos em 23 grupos. Assim com o PAI, o Programa de Atenção a Mulher (PAM) visa oportunizar a inclusão social e a participação em oficinas e cursos, valorizando a convivência interpessoal, a autoestima, o que auxilia na realização pessoal, profissional e financeira. O PAM conta com 580 mulheres dividas em 38 grupos.
Durante a gestão de 2013/2014 os programas realizarão diversas atividades e eventos, sendo que destaca-se a realização de 15 cursos de capacitação profissional na área de artesanato, aproveitando de materiais e desenvolvimento sustentável. Os cursos serão oferecidos de forma gratuita para todos os participantes dos Programas, além do fornecimento dos materiais necessários, que são adquiridos através de uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e as empresas de Caçador.
A secretária de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos, realizou uma explanação sobre a estrutura e o funcionamento dos programas e ressaltou a importância deles para o município. “Sensibilizar a população de que estes programas não têm somente o intuito de entretenimento, mas sim de desenvolvimento social, autoestima e profissional é um dos nossos maiores desafios, sendo que sabemos que com o planejamento realizado desde o início do ano e com o auxílio da Prefeitura e das empresas parceiras acreditamos que este é o começo de um belo trabalho e que os resultados contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”.
Beatriz também destacou que os programas buscam trabalhar a entrada da mulher no mercado de trabalho, incentivando na elaboração de trabalhos artesanais. “Oferecemos oficinas de capacitação para a inclusão produtiva, onde as mulheres confeccionam chinelos, tapetes bonecas, mandala, aprendem técnicas de manicure e pedicure e tantos outras que além de auxiliar na renda familiar proporciona a realização profissional. Cada vez mais queremos incentivar as mulheres e os idosos a praticar esportes e desenvolver atividades que o façam sair da monotonia cotidiana, para se sentirem consigo mesmo e valorizar o trabalho de cada um”.
O prefeito Gilberto Comazzetto mencionou que estes programas são a realização de uma parcela do que a administração pretende fazer. “Sabemos que as pessoas que se aposentam diversas vezes se refugiam em casa e acabam ficando doentes e se sentindo incapazes de realizar certas atividades,assim como as mulheres donas de casa, que por cuidar apenas da casa, dos filhos, dos maridos se esquecem de si mesmas. Estes programas foram criados para incentivar, motivar e melhorar a expectativa de vida deste público. Sabemos que este é um começo de um belo trabalho que com o passar dos anos receberá melhorias. Parabenizo toda a equipe de Assistência Social pelo excelente trabalho e tenho certeza que aos poucos grandes novas ações serão realizadas”.
O local para o funcionamento dos programas
Os programas terão um espaço próprio para o seu funcionamento, sendo que e a partir da próxima semana o PAM e o PAI funcionarão na Rua Nereu Ramos 273, localizada ao lado da Escola Paulo Schieffler. O local conta com 10 salas que serão utilizadas para ensaios, reuniões, confraternizações, palestras e oficinas. Este espaço foi cedido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador, oportunizando um local amplo para a realização das atividades.

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR