Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

MEIO AMBIENTE

Fatma alerta sobre “Queima controlada”

12/08/2013 às 00:55

Imprimir

O mês de Agosto se caracteriza pela época de queimadas, prática comum nas propriedades rurais. Apesar da queimada ser um método tradicional de renovação de pastagens, ela só é permitida com licença ambiental expedida pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e sob a supervisão de um engenheiro agrônomo ou florestal. 

O gerente regional da Fatma em Caçador, Dario Francio ressalta que a queimada em campo nativo deve ser feita da forma correta. “É preciso que os agricultores/ produtores cuidem com a direção do vento, avisem os vizinhos para que eles fiquem preparados ao cheiro exalado pela fumaça, além de fazê-la de uma forma controlada”, completou.
Francio ressalta que quem tem interesse deve procurar a entidade para realizar o cadastro e apresentar a documentação exigida para liberação. “Se não tiver um cuidado com as queimadas, ela pode se alastrar e causar grandes transtornos”.
Para conseguir a autorização da Fatma, o produtor deve contratar um engenheiro agrônomo ou florestal para desenvolver o projeto, apresentar documentos, como, por exemplo, dados da propriedade e pagar um taxa.
A Fatma trabalha em parceria com a Polícia Ambiental no controle das queimadas. “Só a Fatma pode conceder a licença aos produtores, mas na questão de fiscalização tanto a Fatma quanto a Polícia Militar Ambiental podem realizar a autuação”, ressaltou Dario, completando que a queima controlada sem autorização é punível com multa de R$ 1 mil por hectare.
Desde 2011, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) mudou a legislação para evitar as queimadas ilegais.



 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR