Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EDUCAÇÃO DO CAMPO

UFSC oferece novo curso para Caçador e região

O curso é presencial e utiliza a metodologia de alternância entre os Tempos Universidade (TU) e os Tempos Comunidade (TC)

25/09/2013 às 19:17

Imprimir

Representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estiveram nesta quarta-feira (25) em Caçador para apresentar o curso de licenciatura em Educação do Campo, que será disponibilizado para vários municípios da região. O encontro foi na Câmara de Vereadores e contou com a presença da vice-prefeita Luciane Pereira, do secretário municipal de Educação, Aldonir Anciuti, vereadores e representantes da educação em Caçador.
De acordo os professores da UFSC, Sandra Dalmagro e Marcos Oliveira, faltam professores para atuar em escolas do campo, principalmente na área de Ciências da Natureza e Matemática, que tenham como perspectiva uma escola adequada às suas realidades e especificidades. Os objetivos são propiciar esta formação na área citada, para atuação na educação básica, especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio em escolas do campo, aptos a fazer a gestão de processos educativos e a desenvolver estratégias pedagógicas que visem a melhoria da sua qualidade de ensino e inserção na realidade em que está situada.
Por tratar-se de uma licenciatura, procura-se articular espaço de estudo/teoria na universidade com a prática/vida no meio rural. O curso é presencial e utiliza a metodologia da alternância, ou seja, há dois momentos pedagógicos que se integram: Os Tempos Universidade (TU) e os Tempos Comunidade (TC). No TU há aulas como professores da UFSC, em período integral de segunda à sexta-feira. No TC há um Plano de Estudos a cumprir e que serão realizados nos municípios de Caçador, Campos Novos, Correia Pinto, Curitibanos, Fraiburgo, São José do Cerrito, Videira, entre outros da região a definir conforme possibilidades de acompanhamento. Busca-se neste processo de ensino, articular experiências de trabalho e vida do estudante no seio de sua comunidade com a experiência da formação universitária propriamente dita.
O vestibular será oferecido dia 10 de novembro de 2013, com 60 vagas e taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (com possibilidade de isenção, quando devidamente solicitada). Os locais de prova serão Caçador, Curitibanos e Campos Novos. As inscrições iniciaram nesta quinta-feira (25) e seguem até 23 de outubro no site www.coperve.ufsc.br. O ingresso no curso será em março de 2014, com duração de quatro anos. O aluno formado terá seu título em Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase nas Áreas de Ciências da Natureza e Matemática.
Como o curso de Educação do Campo recebe subvenções da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério da Educação (MEC), através do Pronacampo, os estudantes poderão contar com apoio nos períodos de Tempo Universidade (TU) em Florianópolis, de deslocamento e permanência (hospedagem e alimentação), mediante comprovação de necessidade sócio-econômica.

Mais informações:
www.ufsc.br
www.licenciatura.educampo.ufsc.br
secretariacampo@ced.ufsc.br
(48) 3721-2250

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR