Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CURSO

Reitor Adelcio Machado relata Doutorado em Saúde de Joinville

29/09/2013 às 16:46

Imprimir

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, no exercício de suas atribuições de membro do Conselho Estadual de Educação, relatou o reconhecimento do Curso de Doutorado em Saúde e Meio Ambiente da Universidade da Região de Joinville (Univille), sediada em Joinville.
Acerca do curso em tela, o relatório da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) esclarece: “o programa tem disciplina integradora entre as duas linhas de pesquisas: (i) saúde e Doença (ii) Qualidade Ambiental e Saúde. As disciplinas obrigatórias somam 15 créditos e são: seminários Integradores Avançados; - Doenças Emergentes e Mudanças Globais; - Tópicos Especiais em Saúde e Meio Ambiente; - Ensaios Biológicos em Saúde e meio Ambiente; Alimento, Biotecnologia e Meio Ambiente; - Toxicologia Ambiental; - Métodos Avançados de Estatística. As eletivas: Estágio de Docência; Bioquímica celular; Conhecimento e Inovação. As demais disciplinas cadastradas no Mestrado em Saúde e Meio ambiente serão oferecidas como eletivas no Doutorado.”
Igualmente, o Reitor Adelcio destaca o seguinte excerto do parecer da Capes: “Trata-se de um projeto interdisciplinar modelar, apresentado pela segunda vez, do qual participam 13 DP e dois colaboradores, com auxílios financeiros diversos, inclusive da própria UNIVILLE. A maioria dos docentes tem dedicação exclusiva ao Programa, sendo produtivos, mais de 60% das publicações estão acima da média do QUALIS (A-B1). O índice de produção é de 1,8 e a Área admite o mínimo de 0,8 para recomendar um doutorado. A proposta está bem apresentada, o numero das disciplinas e seu caráter de interdisciplinaridade são adequados , há equilíbrio entre disciplinas obrigatórias e optativas. A proposta conta com parcerias internacionais e é caracterizada por colaborações entre os diversos docentes do curso, tanto nos projetos como nas disciplinas ministradas e na orientação do aluno, onde a figura do co-orientador de uma área diferente da do orientador irá permitir ao egresso uma formação adequada e interdisciplinar.”
Por unanimidade, a Comissão de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação acolheu o voto do relator, verificando-se o mesmo procedimento por parte do Conselho Pleno.
Por fim, o Reitor Adelcio destacou a relevância de que a pós-graduação “stricto sensu” se expanda para o interior.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR