Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SISPIT

Produção Integrada de Tomate gera saúde e rentabilidade

O programa oportuniza ao produtor saber com antecedência sobre possíveis doenças e pragas que podem atacar a lavoura e com essas orientações antecipadas, saber que tipo de defensivo agrícola utilizar

01/11/2013 às 00:13

Imprimir

Uma inovação nas lavouras de tomate em Caçador vem fazendo a diferença para a rentabilidade da agricultura familiar e qualidade do produto para consumo. O Sistema de Produção Integrada de Tomate (Sispit), desenvolvido entre a Prefeitura através da Secretaria da Agricultura em parceria com a Epagri, já mostra seus resultados.
O prefeito Beto Comazzetto acompanhou nesta quinta-feira (31) o secretário de Agricultura, Eduardo Scapinelli, a engenheira agrônoma da Secretaria, Michele Baseggio e o engenheiro agrônomo da Epagri, Amador Tomaselli, até uma propriedade onde o sistema está em uso e a família que vive da agricultura já vislumbra bons resultados para a próxima colheita.
O Sispit oportuniza ao produtor de tomate saber com antecedência sobre possíveis doenças e pragas que podem atacar a lavoura, e com essas orientações antecipadas, saber que tipo de defensivo agrícola utilizar e demais ações a serem feitas para a preservação da produção. A informação chega até os produtores através de mensagem de celular realizada pelos técnicos da Estação Experimental da Epagri em Caçador, ou telefonema direto.
De acordo com Tomaselli, o Sistema de Produção é ambientalmente correto, tecnicamente sustentável, socialmente justo e mais rentável para o agricultor, que utiliza aproximadamente 40% a menos de adubo na plantação em relação ao plantio convencional de tomate, assim como de 20 a 25% da água que seria necessária no convencional e uma redução significativa no uso de defensivos agrícolas.
A família Darci Sabedot , Darci Sabedot Júnior e Odila Susim Sabedot, estão trabalhando no plantio de dois mil pés de tomate pelo Sispit. De acordo com eles, a expectativa é produzir 800 caixas do fruto nos dois mil pés da propriedade, o que renderia cerca de 19 toneladas de tomate a serem comercializados com a colheita que deverá iniciar em janeiro de 2014.
Para o prefeito Beto Comazzetto, um produto de qualidade para os cidadãos e que seja rentável ao agricultor familiar é o objetivo deste programa. “Já temos provas de que o sistema funciona como foi explicado pelos nossos técnicos. Agora estamos em campo fazendo estas visitas e vendo que realmente a expectativa do produtor é real. Daqui sairá um produto de qualidade, com mínima utilização de defensivos e com isso mais saúde na mesa do consumidor. Da mesma forma o produto sendo saudável renderá lucro ao agricultor, que terá mercado para toda sua produção. Este é o caminho e continuaremos auxiliando os produtores que desejarem participar do Sispit”.


 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR