Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

QUALIFICAÇÃO

Adelcio Machado participa de dissertação de mestrado em Lages

10/12/2013 às 17:06

Imprimir

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação de Imprensa de Caçador (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, foi membro da bancada avaliadora de qualificação do projeto de dissertação de mestrado do Prof. Adriano Slongo.
O evento aconteceu na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), onde o docente cursa o Mestrado em Saúde e Ambiente, na Linha de Pesquisa “Ambiente, Sociedade e Saúde”.
Presidiu a banca a orientadora do mestrando, a Profª. Drª, bem como participou a Profª Drª Lília Aparecida Kanan.
Também se fez presente o Reitor da Uniplac, Prof. Luiz Carlos Pfleger, que destacou a importância de Adelcio na educação e na inteligência catarinense.
Em suma, o projeto de pesquisa consiste no seguinte; “O aparecimento dos sintomas osteomusculares vem aumentando mundialmente e, os distúrbios musculoesqueléticos são um importante problema de saúde pública e um dos mais graves no campo da saúde do trabalhador (MUROFUSE e MARZIALE, 2005; BRASIL, 2006). No Brasil, começou a adquirir expressão, em número e relevância social, a partir da década de 80, tornando um grave problema de saúde pública e social, em função da sua abrangência e magnitude que atingem varias categorias profissionais (BRASIL, 2001; BRASIL, 2006).
Atualmente, os sintomas osteomusculares relacionados ao trabalho, têm várias denominações, entre as quais lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), adotadas pelos ministérios da Saúde e da Previdência Social (BRASIL, 2006).
Para WOOLF e PFLERGER (2003) e YELIN (2003), estes distúrbios são as maiores causas de limitação funcional na população adulta em vários países e segundo o Ministério da Saúde, constantemente, são causas de incapacidade laboral temporária ou permanente (BRASIL, 2000).
O ambiente de trabalho, quando em condições adversas e gerador de vulnerabilidade é considerado como um importante fator de risco para o desenvolvimento de alterações, e até mesmo incapacitação do sistema osteomusculoarticular decorrentes da força e utilização excessiva, imposta ao sistema, e da falta de tempo para recuperação. Essa exposição contínua e prolongada do corpo aos fatores de risco de tal ambiente favorece a perda da capacidade para o trabalho e o surgimento das doenças ocupacionais (GURGUEIRA et al., 2003; WALSH et al., 2004).”
O projeto foi aprovado.
Finalmente, o Reitor Adelcio disse que se empenha para que todos os membros do corpo docente da Universidade possam efetuar curso de mestrado ou doutorado.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR