Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PESQUISA

Adelcio Machado toma posse no instituto histórico e geográfico de SC

13/12/2013 às 01:07

Imprimir

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, tomou posse no Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC). De acordo com seu Estatuto, no art. 2º, a entidade “tem por objetivo pesquisar, interpretar e divulgar fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos e das demais ciências e técnicas auxiliares relacionados com o Estado de Santa Catarina.”
Ainda em consonância com o Estatuto, no art. 3º, “para cumprir essas finalidades, o Instituto promoverá: a. Pesquisas históricas, geográficas, etnográficas, arqueológicas e genealógicas; b. Publicação da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, bem como outras publicações necessárias à divulgação de suas atividades científicas e culturais; c. A guarda, classificação e conservação de material de valor, livros, fotografias, filmes, vídeos, cartas geográficas e quaisquer outros documentos relevantes para integrar o patrimônio histórico, geográfico, etnográfico, arqueológico e genealógico de Santa Catarina, para consulta dos membros e de pesquisadores em geral; d. O atendimento a toda solicitação oficial de informação que tenha relação com os fins do Instituto; e. Palestras, cursos, seminários, simpósios, colóquios, congressos, painéis, comemorações e solenidades cívicas; e. Intercâmbio com as sociedades congêneres, podendo com elas firmar convênios de interesse para o Instituto; g. A defesa do patrimônio histórico, geográfico, etnográfico, arqueológico e genealógico de Santa Catarina.”
Em seu discurso, o empossado observou que “a educação é um processo vital de desenvolvimento e formação da personalidade, não se confunde apenas com adequação do indivíduo ao meio. É atividade criadora e abrange o homem em todos os seus aspectos. Começa na família, continua na escola e se prolonga por toda a existência humana.” Seu discurso foi muito elogiado pelos intelectuais presentes ao evento.
Entregaram-lhe o medalhão e o diploma o Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, neste ato representando o Governador Raimundo Colombo; e o ex-Presidente da Tribunal de Contas, José Carlos Pacheco.
Por fim, o Reitor Adelcio manifestou disposição de se dedicar à pesquisa da cultura e história do Alto Vale do Rio do Peixe, sobretudo a relevante contribuição das imigrações italiana, alemã e árabe.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR