Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ELÉTRICA E METROLOGIA

Inaugurados os novos laboratórios da UNIARP

Governador Raimundo Colombo parabenizou a universidade pela estrutura já instalada e ressaltou a necessidade de investir na área das engenharias

13/12/2013 às 17:32

Imprimir

Dois novos laboratórios da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe foram inaugurados nesta quinta-feira (12) em solenidade que contou com a presença do governador de Santa Catarina Raimundo Colombo, do presidente da Fapesc Sergio Gargioni, presidente da UNIARP engenheiro Gilberto Seleme, secretário estadual Valdir Cobalchini, prefeito Beto Comazzetto, entre outras autoridades.
Foram inaugurados os laboratórios de Elétrica e de Metrologia. Os novos espaços possibilitam maior interação dos alunos com as aulas práticas.
Em seu pronunciamento Gilberto Seleme destacou a importância da Universidade para reter talentos na região e promover o seu desenvolvimento. O governador Raimundo Colombo parabenizou a UNIARP pela estrutura já instalada e ressaltou a necessidade de investir na área das engenharias.
No laboratório de Produção Elétrica, os alunos terão todas as aulas experimentais na parte de elétrica e eletrônica, onde o professor explica a matéria e já parte para a questão prática. Já no laboratório de Metrologia, os acadêmicos vão aprender a utilização dos instrumentos de medição.
Na ocasião também foi anunciada a liberação de recursos para a UNIARP através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para o desenvolvimento de uma pesquisa sobre reaproveitamento de resíduos na área madeireira.
O projeto de pesquisa: “Reaproveitamento de resíduos de resina fenólica e madeira para produção de painéis” foi desenvolvido pelo Departamento de Engenharia da UNIARP.
O PROJETO
A utilização de resinas é indispensável para a produção de compensados e aglomerados em geral. No entanto, nos processos de fabricação ocorre a geração de resíduos de difícil reaproveitamento.
O objetivo do projeto é estudar uma alternativa para a destinação dos resíduos de acordo com os conceitos de sustentabilidade com apelo principalmente na questão ambiental. Os resíduos devem ser reaproveitados como matéria prima para fabricação de chapas. O estudo será desenvolvido através de uma série de procedimentos como caracterização dos resíduos, estudo de misturas para composição da placa, desenvolvimento do processo de fabricação das placas e avaliação das propriedades químicas e mecânicas das placas.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR