Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

VOLTA ÁS AULAS

Procon de Caçador orienta referente a compra de material escolar

14/01/2014 às 15:13

Imprimir

O ano iniciou e com ele vem à preocupação com o material escolar dos filhos. Com o objetivo de auxiliar os pais nestas compras, o Procon da Caçador repassa algumas dicas.
Deoclides Sabedot, diretor do órgão no município, diz que em primeiro lugar os pais devem conversar com seus filhos e em conjunto verificarem se existe a possibilidade de aproveitar o material que restou do ano anterior, a fim de que o referido material não fique armazenado sem utilização, evitando a compra desnecessária, como por exemplo: réguas, tesoura e lápis que ainda apresentam condições de uso. “Com o aproveitamento destes materiais, o próprio pai ou responsável estará educando o seu filho para um consumo consciente”, ressalta.
Outra dica do Procon é fazer uma pesquisa de preços antes de realizar as compras do material escolar, uma vez que existe diferença de preços. “É importante procurar e avaliar a qualidade dos produtos e preço, caso haja abusividade de preços é importante que a população denuncie ao PROCON”, afirma Deoclides.
Os colégios deverão dar liberdade aos pais de adquirem o material, não exigindo marca específica e não vinculando a compra diretamente do colégio, sendo esta prática considerada abusiva, já que a instituição educacional deverá fornecer a lista dos materiais escolares em que o aluno vai utilizar no ano letivo.
“É importante que os pais saibam que os materiais de uso coletivo, não poderão ser cobrados dos alunos, uma vez que é de responsabilidade da escola o serviço, como exemplo citamos os materiais de higiene e limpeza”, completa o diretor.
Exigir sempre a via da nota fiscal é necessário caso haja a necessidade de conserto, troca ou restituição. “O consumidor precisa estar atentos a todos estas dicas sendo que caso ele constate vícios nos produtos adquiridos ele deve pleitear seus direitos dentro do prazo legal de 30 (trinta) dias para os produtos não duráveis e 90 (noventa) dias para os produtos duráveis, quando o vício for de fácil constatação”, conclui Sabedot.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR