Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CHUVAS

Prefeito de Caçador decreta situação de emergência

Diversas equipes da Administração Municipal de Caçador trabalham na identificação, cadastro e retirada de famílias que tiveram suas casas atingidas

08/09/2011 às 17:42

Imprimir

Mais de 50 famílias já tiveram suas casas atingidas pelas chuvas. A informação foi repassada pela Prefeitura de Caçador através da Defesa Civil, na tarde desta quinta-feira (8). Desde o início da manhã, diversas entidades foram convocadas para atuar em suas referidas funções relacionadas à identificação das áreas de risco, levantamento, cadastramento e retirada de pessoas.

O documento, n° 4.976, de 08 de setembro de 2011, foi assinado pelo chefe do Executivo Municipal, Imar Rocha. Na ocasião, o prefeito enalteceu o trabalho da Defesa Civil que mobilizou e coordena as ações no Município afetado por enxurrada. “O decreto baseia-se na ocorrência de chuva intensa e continuada por período prolongado – entre 5 e 8 de setembro - caracterizando como enchente”, fala.
Conforme o prefeito de Caçador, Imar Rocha, a iniciativa atende à recomendação da Comissão Municipal de Defesa Civil, que avaliou e quantificou o desastre em acordo com a Resolução nº 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil – CONDEC.

LEGALIDADE
O Decreto de Emergência é válido apenas para as áreas de Caçador, comprovadamente afetadas pelo desastre. Todas as atividades do Plano serão coordenadas pela Secretaria Executiva da COMDEC. O Decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo viger por um prazo de 90 dias, com prazo de vigência podendo ser prorrogado até completar um máximo de 180 dias.

Mais de 200 pessoas trabalham em Plano de Contingência

Além da Defesa Civil, mais de 200 pessoas – inclusive da Prefeitura de Caçador - atuam no Plano de Contingência, coordenado por Sergio Eloi Bisotto. Para organizar os trabalhos foi realizada reunião na sede da Defesa Civil, ainda no início da tarde. Cada entidade ficou responsável por um setor específico.
ACIC, CDL, AMPE, Grupo de Escoteiros, Loja Maçônica XV de Novembro, Loja maçônica Luiz Balster, Moto Clube, SESI, SENAC, SENAI, Rotary e UNIARP, ficaram responsáveis pela arrecadação e triagem de donativos. Os servidores da Câmara Municipal auxiliam nos alojamentos. A Associação Caçadorense de Imprensa auxilia no repasse de informações sobre a situação local.
CENÁRIO: Conforme Bisotto, o nível dos rios continua subindo e, mesmo que as chuvas parem, deve aumentar ainda mais. Ele relata que o Rio do Peixe estava a 2,55 metros às 6h30 e, às 12h30, a 3,35 metros acima do leito normal. A previsão do tempo da Epagri/Ciram aponta para mais chuvas em Caçador nas próximas horas.

Áreas interditadas no Município
Conforme informações repassadas pela Defesa Civil, duas casas, uma no Bairro dos Municípios e outra na COHAB II, desmoronaram. O trânsito de Caçador também está bastante lento, devido ao isolamento de algumas localidades, tal como a ponte que liga ao Assentamento, já interditada.

   

TRÂNSITO
Conforme o diretor da Dittesc, Osmar Dias, diversas localidades estão interditadas. Ele cita como pontos principais de alagamento: a Cibrazem, Loteamento Tarumã, Rua Tiradentes; a rótula da Rodoviária Municipal está isolada parcialmente, mudando o fluxo; a Aristiliano Ramos; Vitor Meireles - próximo ao Chaminé; Dom Porquito; João Correa de Melo, ao lado da Pista Olímpica; Ponte do Mandelli; Ponte Antônio Bortolon; Rui Barbosa com a Riachuello – próximo a José Boiteux. E, no interior foram atingidas pelas chuvas as Linhas Santana e Zanatta.

SOCORRO

Cerca de 50 famílias desabrigadas

Até o momento, mais de 50 famílias estão desabrigadas. Diversas são as equipes envolvidas no Plano de Contingência do Município, responsáveis pelo encaminhamento das vítimas ao Ginásio Estadual, e algumas em casas de parentes.

  

SOLIDARIEDADE

Defesa Civil convoca voluntários

Interessados em auxiliar nos trabalhos de resgate, identificação e cadastramento de desabrigados devem procurar o Tiro de Guerra e efetuar o cadastro. Neste momento, é necessário caminhões e pessoas para ajudar a retirar móveis e as famílias de pontos mais críticos. Voluntários podem procurar a Defesa Civil ao lado do Corpo de Bombeiros.
A mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, está sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC), que autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres.
DOAÇÕES: Os donativos, como lanches rápidos, água e leite, além de roupas de cama e roupas de criança devem ser entregues no ginásio do Berger. A Celesc já está acompanhando os trabalhos e desligando a energia nos locais de mais urgência.

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

09/09/2011 - 16:22 | rafael

outra enchente,cada ano é uma,tomara que pare de chover.

08/09/2011 - 18:30 | Meu Deus

Q Deus tenha misericórdia dessas pessoas atingidas

08/09/2011 - 18:29 | Aí Furtidão.

conheço o Márcio dono do PortalCDR, ele trabalha sozinho. o piá pega pesado mesmo.

08/09/2011 - 18:25 | Furtidão heim

a melhror cobertura que já vi uma catastrofe. parabéns á equipe ao portal. vou recomendar para meus amigos.

08/09/2011 - 18:07 | suzanne

e olha o detalhe: as reciclagens recolhidas pelos carrinheiros, vao parar onde?????


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR