Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ALAGAMENTOS

Rio das Antas é afetada e também decreta situação de emergência

09/09/2011 às 13:30

Imprimir

O prefeito de Rio das Antas, Alcir José Bodanese, decretou Situação de Emergência nesta quinta-feira, dia 08, em função das fortes chuvas que atingiram o município. Comunidades do interior ficaram ilhadas e 20 famílias tiveram de ser retiradas de suas residências em função dos alagamentos e riscos de desmoronamentos. 

Equipes de todas as secretarias municipais estiveram ajudando as famílias atingidas, com apoio da Defesa Civil do Município e do Corpo de Bombeiros Voluntários. As famílias desalojadas foram alojadas, provisoriamente, no Ginásio Municipal de Ipoméia. Algumas empresas também contabilizam prejuízos.
A Administração Municipal deu todo suporte para os atingidos e começou nesta sexta-feira, dia 09, a contabilizar os prejuízos e mapear os pontos que ainda apresentam riscos. O Decreto já foi encaminhado para a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e foi solicitado apoio para minimizar os prejuízos e agilizar o atendimento aos afetados.
Um trecho da rodovia SC 303, entre Rio das Antas e Caçador, cedeu devido as fortes chuvas e foi parcialmente bloqueado por servidores municipais. O trânsito permanece em meia-pista. A intensidade da água ocasionou rupturas no asfalto e foi criada uma cratera por baixo da pista. Há bastante risco no local e está sendo esperada ação emergencial do Departamento de Infraestrutura (Deinfra).
Comunidades do interior também ficaram ilhadas, já que as águas do Rio do Peixe bloquearam várias estradas. Moradores das comunidades da Linha Glória, Wegner, Rio Preto, Novo São Paulo e Ipoméia não tiveram como sair, já que as estradas foram alagadas.
Mesmo com os trabalhos executados pela Administração Municipal nos últimos meses para evitar problemas como estes, a elevação de cinco metros acima do nível normal do Rio do Peixe fez com que vários pontos ficassem alagados. O prefeito, Alcir Bodanese, disse que todo suporte está sendo dado aos atingidos pelas chuvas.
- Estamos priorizando o atendimento àquelas pessoas que estão com maiores dificuldades. Todos nós trabalhamos muito durante o dia de ontem(quinta) e na madrugada de hoje (sexta) para ajudar a nossa população. Muitas famílias forma levadas para o Ginásio de Ipoméia como medida emergencial, já que a creche também sofreu alagamentos, disse.
O prefeito já reivindicou ajuda da Defesa Civil Estadual para enviar ajuda aos moradores afetados, bem como para a Secretaria de Estado da Infraestrutura, visando ajuda rápida para consertar as estradas danificadas pelos alagamentos.
- Estamos nos dedicando em ajudar, primeiro, aquelas pessoas que perderam casas, móveis ou roupas. Ao mesmo tempo, estamos trabalhando parta liberar as estradas alagadas. Nossas máquinas estavam com dificuldades de acesso em algumas localidades. Pedimos calma aos moradores e um pouco de paciência, mas iremos chegar até eles, destacou Bodanese.


 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR