Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

CHUVAS

Defesa Civil divulga boletim sobre Plano de Contingência

Mais de mil pessoas foram afetadas – direta ou indiretamente pela enchente - destas, 519 desalojadas, 53 desabrigadas e uma levemente ferida

09/09/2011 às 17:52

Imprimir

Concluído levantamento realizado pela Defesa Civil de Caçador, referente às chuvas dos últimos dias no Município. Para atender a comunidade afetada direta ou indiretamente pelas enchentes – 1.130 pessoas – foi desenvolvido o Plano de Contingência. Conforme informações repassadas, 156 casas foram atingidas pela enchente.

“Destas, 519 ficaram desalojadas (indo às casas de parentes e amigos), 53 desabrigadas (alojadas no pavilhão da Catedral São Francisco de Assis), e uma ficou levemente ferida”, destaca Sergio Eloi Bisotto, da Defesa Civil e responsável pelo Plano de Contingência. Dentre os locais mais comprometidos estão o bairro Berger, Vila Kurtz, Vila Paraíso e Loteamento Tarumã.
Segundo Bisotto, cerca de 250 pessoas estiveram envolvidas nos trabalhos de socorro, levantamento, cadastro, triagem de alimentos e roupas, e distribuição. A base central dos trabalhos é a sede da Defesa Civil, próximo ao Tiro de Guerra.
Os trabalhos da Defesa Civil iniciaram na manhã de quinta-feira (8), disponibilizando o Ginásio Flávio Cruz; Catedral São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora Rainha, no Santelmo; e Ginásio da Escola Dante Mosconi.
Bisotto destaca que a solidariedade da população caçadorense foi bastante significativa. Mais de mil quilos de alimentos foram arrecadados até a tarde desta sexta-feira (9); e cerca de uma tonelada de roupas e calçados, entregues às vítimas da enchente. As pessoas abrigadas no pavilhão da Catedral São Francisco de Assis devem permanecer no local até sábado (10), ao meio dia.
TRÂNSITO: As linhas Pedra Chapada, Zanatta e Santana continuam interditadas, tal como a ponte próxima ao Estádio Municipal de Caçador.

FUNCIONAMENTO: Sininho somente á tarde

A Creche Municipal Sininho, localizada no Bairro Nossa Senhora Salete, voltará às atividades somente no período da tarde de segunda-feira (12). O comunicado foi repassado pela Secretaria Municipal de Educação, na tarde desta sexta-feira (9). É importante salientar que os pais

LOGÍSTICA: Resumo do Plano de Contingência

Mais de 250: voluntários
156: casas atingidas
519: pessoas desalojadas
53: desabrigados
1: levemente ferida
1.130: afetadas – direta ou indiretamente
Pontos utilizados: Ginásio Flávio Cruz; Catedral São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora Rainha, no Santelmo; e Ginásio da Escola Dante Mosconi
Locais mais afetados: Bairro Berger, Vila Kurtz, Vila Paraíso e Loteamento Tarumã

BASE CENTRAL: Local: Defesa Civil (2 pessoas)
EQUIPE DE RESGATE: Corpo de Bombeiros Voluntários, Tiro de Guerra (Exército), Policia Militar Ambiental, (Jeep Clube) e Voluntários treinados.
EQUIPE DE SUPORTE DE MÁQUINAS: Secretária de Infraestrutura, Secretaria da Agricultura, (Casan), Secretaria de Desenvolvimento Regional, Batalhão Porto União
EQUIPE DE SEGURANÇA E CONTROLE DA ORDEM: Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Associação de Reservistas Duque de Caxias
EQUIPE DE VISTORIA TECNICA: ADEAC (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Caçador), CREA (Conselho de Engenharia, Arquitetos e Agronomia), IPPUC (Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana de Caçador)
EQUIPE DE ARRECADAÇÃO E TRIAGEM DE DONATIVOS: ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caçador), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), AMPE (Associação das Micro e Pequenas Empresas) Grupo de Escoteiros Pindorama, Loja Maçônica XV de Novembro, Loja Maçônica Luiz Balster, Moto Clube, SESI (Serviço Nacional da Indústria), SENAC (Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial), SENAI (Serviço Nacional Aprendizagem Industrial), Rotary, Uniarp.
EQUIPE DE SAÚDE: Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Jonas Ramos e Maicé
EQUIPE DE ALOJAMENTO: Secretaria de Bem Estar Social, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Aceias (Comissão Mun De Assistência a Infância e Adolescência), União das Associações de Moradores de Caçador, Cúria Diocesana, Assembléia de Deus, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)
EQUIPE DE CADASTRO PARA ALOJAMENTO: Câmara Municipal de Caçador, Uniarp, 10ª Gerei, ACADEF (Associação de Deficientes Físicos), Sindicatos de Empregados de Caçador, Loja Maçônica Luiz Balster.
EQUIPE DE LEVANTAMENTO NA AGRICULTURA: Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC), Cidasc (Companhia Catarinense Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC), Fundema (Fundação de Meio Ambiente), Secretaria de Agricultura.
EQUIPE DE LEVANTAMENTO NA AREA URBANA: Câmara Municipal de Vereadores, SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), Defesa Civil, Secretaria bem Estar Social, IPPUC, CREA, ADEAC.
EQUIPE DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: Representante dos Jornais, Rádios Caçador FM e Caçanjurê AM, Assessoria de Imprensa Municipal
EQUIPE DE LEVANTAMENTO AMBIENTAL: IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Polícia Militar Ambiental, Fatma (Fundação de Meio Ambiente)
EQUIPE DE FINANÇAS: Secretaria de Administração de Fazenda, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
EQUIPE DE SERVIÇOS ESSENCIAIS: Casan, Celesc, Companhia telefônica

LEIS: Medida provisória 494 de 2 de julho 2010

Decreto 7257 de 4 de agosto de 2010
Lei 12340 de 1 de dezembro de 2010

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR