Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SAÚDE

Médicos cubanos iniciam trabalhos esta semana

18/03/2014 às 00:00

Imprimir

Nesta segunda-feira (17) os dois médicos cubanos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, foram apresentados ao prefeito Beto Comazzetto. Eles chegaram a Caçador na quinta-feira, dia 13 e durante este período conheceram alguns pontos do município. Motivados em fazer a diferença, Leandro Cruz Valera e Doralny Pena Marreo, estão contentes em fazer parte desde programa e contribuir na melhoria da saúde em Caçador.
A secretária de Saúde, Rejane Serafini, explica que os médicos irão trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde do Martello e Caic, onde já existe a presença de outro médico que auxiliará nas dúvidas destes novos profissionais, porém antes de iniciar os atendimento será realizado um processo de acolhimento, onde eles poderão se familiarizar com os procedimentos. “Nestes primeiros dias eles ficarão na Farmácia Municipal para saberem as dosagens de medicamentos mais utilizadas e notarem se há ou não diferença entre os procedimentos em Cuba e, além disso, receberão suporte quanto aos receituários e o preenchimento de formulários”.
Vindos da Província de Holguin, Leandro trabalha como médico há 14 anos e Doralny há 13 anos. Ela explica que desde o início da formação em Cuba, foram preparados para prestar serviços em qualquer lugar do mundo. “Cuba possui muitos médicos que vão para outros países participar de programas semelhantes a este do Brasil, Cuba tem médicos trabalhando em 96 países. Estamos felizes por estar em Caçador e por saber que vamos ajudar a melhorar a saúde de toda a comunidade”, destaca.
Leandro ressaltou que ambos são especializados em Medicina Familiar, chamada também de geral integrada. “Nosso objetivo é melhorar a saúde da comunidade e buscar fazer a diferença na atenção médica familiar, já que fomos preparados para prestar nossos serviços e solidariedade a população brasileira”.
O prefeito Beto Comazzetto elogiou novamente o Programa Mais Médicos, do Governo Federal e disse da satisfação em receber os profissionais para atuarem na saúde caçadorense. “Esta iniciativa só vem a contribuir para a Saúde no Brasil e em Caçador, pois com isso ampliamos o atendimento a população. Com a formação em Medicina Familiar, estes novos médicos podem nos auxiliar na melhora das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo que já possuímos oito no município e a nossa intenção é duplicar este número, com o objetivo de oportunizar as famílias um atendimento sempre mais humanizado e com qualidade. Desejo sucesso aos profissionais nesta nova caminhada e estamos à disposição para o que eles precisarem”.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR