Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

UNIARP

Jornada da Saúde encerra com discussão sobre felicidade

17/05/2014 às 01:45

Imprimir

Nesta sexta-feira (16) no encerramento da 2ª Jornada Interdisciplinar da Saúde da Uniarp, o professor e doutor em Ciências da Comunicação Clóvis de Barros Filho, recorreu aos filósofos de diferentes contextos históricos e linhas de pensamento na tentativa de explicar melhor em que consiste, de fato, a tal vida feliz. Ele falou sobre o tema: “A vida que vale a pena ser vivida”.

Para um teatro lotado, o palestrante destacou que ao longo dos séculos, o homem sempre buscou a felicidade. Do anseio de entender o que seria a tal felicidade, surgiu a filosofia em torno do século VI A.C. “O dilema de escolher a própria vida é o grande motor do pensamento filosófico”, explicou Clóvis. Ele acrescentou ainda que as indagações constantes do ser humano em relação a sua felicidade se devem, principalmente, à responsabilidade que assumimos ao escolher alguns caminhos e abdicar de outros. “Diante de tantas opções, muitas vezes o homem prefere prender-se a conceitos ou filosofias que lhe garantem respostas prontas: seja a literatura de auto-ajuda, as religiões restritivas ou as ideologias políticas extremas”, analisou Clóvis.

O filósofo falou sobre o conceito de eudaimonia, tido pelos gregos por algum tempo como a melhor aproximação da felicidade. E para ele, a melhor definição de vida feliz, é vida com amor.

A Jornada Interdisciplinar da Saúde começou quinta-feira (15) com palestra da médica psiquiatra Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, referência nacional no tratamento de transtornos mentais. Ela falou sobre os prejuízos expressivos causados pelo medo e pela ansiedade em excesso.

No encerramento da Jornada foram realizadas as premiações dos trabalhos científicos. Cerca de 20 trabalhos acadêmicos foram inscritos.

O objetivo do evento foi disseminar o conhecimento para promoção da saúde e oportunizar discussões sobre questões fundamentais do dia-a-dia para a saúde plena. O evento foi realizado pela Uniarp através dos cursos da área da Saúde, com apoio da Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, Empresa Júnior e DCE. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR