Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Conjunto possui 22 geradores de gás e abrange comunidades do interior e perímetro urbano
A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Agricultura, renovou o convênio com a empresa de Fraiburgo que monitora e controla o sistema anti-granizo na região, protegendo toda a extensão territorial deste fenômeno climático, que já causou vários prejuízos para a comunidade, principalmente no setor da agricultura. O sistema possui 22 geradores em pontos estratégicos da região, sendo acionados pelos moradores das propriedades, conforme orientação da empresa.
Para o secretário da pasta, Tiago Borga, a renovação do contrato significa uma segurança a mais para os produtores, que já sofreram perdas consideráveis no passado, causadas pela queda de granizo. “O sistema não impede completamente a queda, mas diminui consideravelmente seu tamanho, diminuindo os prejuízos”, declarou o secretário. O contrato havia sido encerrado, porque o Conselho de Desenvolvimento Regional aprovou um projeto onde o Estado assumiria o pagamento das parcelas.
Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela atual administração, o prefeito Imar Rocha (PMDB) afirmou que algumas situações não podem ser deixadas. “A gente sempre fala que devemos trabalhar na prevenção destes acidentes climáticos e Caçador já teve enormes prejuízos por causa de granizo”, comentou. O sistema voltou a funcionar normalmente, além de algumas placas colocadas em locais estratégicos, que avaliam o tamanho das pedras.
Hospital Maice celebra 47 anos com solenidade
23/02/2026 - 17:14Programa Partiu IF abre inscrições para 920 estudantes de escolas públicas
20/02/2026 - 14:29Sebrae/SC fortalece diálogo com CDLs para planejamento de ações em 2026
19/02/2026 - 11:31Projeto Musas transforma histórias de superação em arte
18/02/2026 - 11:31Frameport recebe armário digital da FarmaSESI em parceria com a FIESC