Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Alunos do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Caçador, participaram, na última sexta-feira (13), de uma oficina com o Tecnólogo em Mecatrônica Industrial, formado pelo IFSC Florianópolis, Dyonad Scolaro. Atualmente fazendo mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dyonad apresentou aos alunos o chamado Arduíno, uma plataforma de sistema embarcado (sistema pelo qual um processador ou microcontrolador se dedica inteiramente ao dispositivo externo que controla, como por exemplo roteadores, semáforos e MP3 players).
Segundo o Tecnólogo, o Arduíno pode fazer o controle de qualquer coisa, desde lâmpadas residenciais e ventiladores até máquinas mais complexas. “É uma plataforma muito usada em robótica e também nas automações industrial e residencial”, explica.
Para o professor do curso Técnico em Informática do IFSC, Thiago Waltrik, a oficina é um complemento à disciplina de “Programação Básica”, do Módulo I. “O Arduíno é uma plataforma aberta, sem custo, que poderá motivar os alunos a fazer programação e aplicá-la em diversas áreas”, diz o professor.
Para os alunos Fernando Groch e Wesley Gonçalves de Oliveira, a oportunidade foi excelente. “É uma plataforma que poucas pessoas conhecem, mas com grande campo de atuação”, disse Fernando. “A explicação do Dyonad foi ótima e acho até que a oficina poderia ter durado mais tempo”, afirmou Wesley.
Pavilhão do Comércio terá mais de 60 empresas na Expo Caçador
18/03/2026 - 11:19Vereadores solicitam implantação de rótula no bairro DER
16/03/2026 - 09:33Homem invade residência e é morto a facadas pelo morador
14/03/2026 - 09:38Polícia Civil identifica situação de maus-tratos contra idoso em Caçador
02/03/2026 - 08:27