Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ARTE

Reitor Adelcio Machado destaca importância cultural da música

26/06/2014 às 16:02

Imprimir

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, destacou a importância cultural da música. Para ele, conhecimento da arte na formação da pessoa possibilita o acesso à cultura. A compreensão de uma obra de arte, pela sua complexidade, exige o esforço de alcançar concreta e materialmente a produção artística.
Esse esforço coloca-se como um problema não mais individual, mas social do direito à fruição e ao acesso à arte de modo geral. Destarte, as pessoas que têm consciência do papel fundamental desempenhado pela arte como um todo no seio da cultura, são forçosamente obrigadas a colocar o problema do acesso à obra.
É necessário exigir os meios da fruição, os quais podem ser obtidos por intermédio de uma educação voltada para a arte, pressupondo-se, para tanto, a existência de um educador com formação adequada.
Não é a arte em si, mas sim sua compreensão que necessita ser socializada. Essa socialização é possível por meio de um processo educativo que privilegie a construção de referenciais para a apreciação estética.
Com uma formação consistente que vise à aprendizagem e fruição da música possibilita-se a compreensão do significado maior da vida.
A par da fruição estética, Adelcio realça a função terapêutica da Música, matéria que estudou quando efetuava pós-graduação em Psicopedagogia. Cita o verso de Cora Coralina: “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos”. Explica Adelcio seu apreço à Bossa Nova, mormente a obra de Vinícius de Moraes, e ao Jazz.
Por fim, o Reitor Adelcio aplaude a existência e atividades da Associação dos Amigos da Música (AMIMU), que merece todo o apoio da sociedade.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR