Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ENCONTRO

SDR/Caçador debate o ensino médio profissionalizante

Governo do Estado deseja ver a implantação deste formato de educação para os jovens

17/09/2011 às 19:59

Imprimir

Secretários municipais de Educação dos municípios de abrangência da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Caçador se reuniram na quinta-feira (15) com a gerente de Educação, Ruth Goulart, para tratar do projeto de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional.

Conforme Ruth, este formato de ensino é o foco do Governo do Estado para os próximos anos e a reunião teve por objetivo chegar a um consenso entre os setes municípios para saber qual a demanda da região no quesito profissionalização. Participaram também do encontro a supervisora de educação básica e profissional da SDR, Rita Schumann, e a integradora do ensino médio, Marcele Guzella.
Os cursos de formação técnica de nível médio objetivam habilitar alunos com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Podem proporcionar maior rapidez no acesso ao mundo do trabalho, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo.

Os cursos técnicos de nível médio podem ser:
Integrado – oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada aluno.
Concomitante – o estudante pode fazer, ao mesmo tempo, o ensino médio e um curso técnico, mas com matrículas e currículos distintos, podendo os dois cursos serem realizados na mesma instituição (concomitância interna) ou em diferentes instituições (concomitância externa).
Subsequente – oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino médio.
Em Caçador dois ensinos profissionalizantes já existem em instituições do Estado, sendo o Técnico em Meio Ambiente (curso subseqüente) no Colégio Paulo Schieffler; e Técnico em Edificações (curso integrado) na Escola Wanda Krieger Gomes.
Já foram aprovados pelo comitê, observando a necessidade na região, o curso de Técnico em Celulose e Papel, na Escola Machado de Assis (Timbó Grande) e Técnico em Eletrotécnica, no Colégio Irmão Léo (Caçador).
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Beto Comazzetto, oportunizar que o aluno tenha uma formação profissional agregada a conclusão de seus estudo na educação básica, é um pedido do governador Raimundo Colombo, para ver cada vez mais jovens ingressando rapidamente no mercado de trabalho, melhorando sua qualidade de vida e fortalecendo a economia de Santa Catarina e do Brasil.
“Ações como esta comprovam o que sempre dizemos sobre como deve ser o futuro da educação, com qualidade e já projetando o jovem para saltos mais altos, onde ela já pode observar sua vida se transformando e também sonhar com seus objetivos”, finaliza Comazzetto.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR