Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICOS

Profissionais debatem medidas contra as Hepatites

Neste sábado dia 26 a Secretaria Municipal de Saúde promove um mutirão de vacinação contra hepatite B em nove Unidades Básicas de Saúde de Caçador

23/07/2014 às 23:12

Imprimir

No mês de julho a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Caçador intensifica seus trabalhos de combate as Hepatites. Na terça-feira (22) palestra aconteceu na Casa da Cultura envolvendo profissionais de nível superior atuantes na Atenção Básica e demais profissionais convidados dos municípios de Fraiburgo, Videira e Curitibanos, com o intuito de chamar a atenção para a atuação não somente na prevenção desta doença, mas também no dignóstico precoce, já que as hepatites atacam o ser humano de forma silenciosa.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Caçador, Paulo Brustolin Xavier, as hepatites não apresentam sintomas e podem ser transmitidas por relações sexuais, uso de seringas e de forma silenciosa a pessoa se torna portador sem ter conhecimento, podendo assim disseminar a doença. Além disso, por não perceber que está acometido de hepatite, ao longo do tempo o cidadão pode se tornar um doente crônico, desenvolvendo no futuro doenças como o câncer.

“As hepatites juntamente com a Aids e doenças sexualmente transmissíves possuem atualmente um impacto negativo considerável dentro da saúde pública, uma vez que novos dignósticos chegam com frenquencia. Atualmente temos em Caçador no quadro da Vigilância 129 portadores registrados com hepatite B ou C, na faixa etária de 15 a 49 anos, alguns já em óbito. A incidência nesta faixa etária também nos preocupa, pois é justamente a faixa onde o ser humano está sendo produtivo sexualmente e também laboralmente”, explica Paula.

A enfermeira comenta que para a prevenção, a Rede Pública de Saúde de Caçador dispõe da vacina para hepatite B para pessoas de 0 a 49 anos, e que a partir de agosto estará disponível a vacina da hepatite A para crianças menores de 2 anos. “Além das vacinas devemos focar também no uso de preservativos para as relações sexuais, uso individual de kits de manicure, cuidados em relação a tatuagens, piercings, e procedimentos cirúrgicos médicos e odontológicos, e no descarte correto de todo o tipo de material contaminado”, ressalta.

Mutirão de vacinação contra hepatite

Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Combate as Hepatites e, neste sábado dia 26 a Secretaria Municipal de Saúde promove um mutirão de vacinação contra hepatite B em nove Unidades Básicas de Saúde de Caçador das 8h às 17h sem fechar ao meio dia, sendo nas unidades Martello, Mirassol, Rancho Fundo, Sorgatto, Bom Jesus, Taquara Verde, Santa Catarina, Nossa Senhora Salete e Unidade Central.

“Estaremos oferecendo a vacina contra hepatite B e também exames para quem desejar. Quanto mais precoce a pessoa realizar seu teste sorológico, mais cedo poderá fazer seus cuidados preventivos para não adoecer e também não transmitir a ninguém. Esperamos a presença dos cidadãos para esta campanha de conscientização e prevenção”, define a enfermeira Paula.

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR