Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Entidades educacionais participam de videoconferência sobre o Pronatec

Programa do MEC tem a parceria do Governo do Estado e já inicia este ano

20/09/2011 às 15:14

Imprimir

Encontro no Senai de Caçador nesta segunda-feira (19) reuniu representantes da Gerência de Educação da Secretaria Regional de Caçador, Sesc, Sesi, IFSC e o próprio Senai, para receber orientações através de videoconferência, quanto ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Diretores das unidades escolas de ensino médio também estiveram presentes.

O Programa tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (Fic) e de cursos técnicos de nível médio, ampliando as vagas e expandindo as redes estaduais de educação profissional. Em uma primeira etapa, neste ano de 2011, serão oferecidos cursos Fic, preferencialmente aos estudantes de terceiro ano do ensino médio matriculados na rede pública estadual de ensino.
Das 36 Gerências Regionais de Educação (GEREDs), 25 serão contempladas no início do programa, sendo que os cursos foram propostos pelas instituições parceiras e, após análise da equipe da Diretoria de Educação Básica e Profissional (Dieb), feita em Brasília, ficaram acordadas mais de seis mil vagas.
Conforme a gerente de Educação da SDR/Caçador, Ruth Goulart, este ano serão beneficiadas apenas escolas de Caçador e a expansão para os demais municípios da regional acontecerá em 2012. “É uma proposta para inserir o jovem no mercado de trabalho, dobrando o número de atendidos no ensino profissionalizante”, detalha.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, Gilberto Comazzetto, quanto mais ensino profissionalizante for ofertado, melhor será o futuro dos jovens catarinenses e pelo Brasil afora. “O Governo do Estado mais uma vez dá demonstração do interesse em cuidar do futuro dos nossos estudantes e especificamente aqui na nossa região temos entidades parceiras neste programa, que são do mais alto gabarito. O Pronatec tem tudo para dar certo e ser mais uma ferramenta importante para o desenvolvimento da educação profissional”, completa o secretário.
Segundo a diretora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Gilda Mara Marcondes Penha, "a SED identifica no Pronatec, a possibilidade de apresentar aos estudantes do ensino médio um reconhecimento das profissões e a promoção do interesse em cada participante em se apropriar de novas aprendizagens".
A partir da próxima semana os estudantes poderão buscar mais informações junto às unidades escolares em que estão devidamente matriculados. As escolas são as responsáveis pela divulgação, orientação e matrículas dos alunos. Às entidades parceiras, cabe a realização dos cursos.
Em Caçador
No município de Caçador o Senai já ofertará para 2011 os cursos de “Assistente de Produção” e “Desenhista Mecânico”. O Senac oferece os cursos de “Cuidador Infantil” e “Almoxarife”.
Região
Por iniciativa própria, apenas o Senac já estende sua abrangência pela região ainda este ano. Em Timbó Grande será ofertado o curso de “Auxiliar Administrativo” e em Calmon o curso de “Operador de Micro”.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR